Cultivar uma mini horta com garrafa PET é uma prática bastante saudável, além de econômica e sustentável para o meio ambiente. Afinal, além de você plantar seu próprio alimento, você também traz utilidade para aquele PET que certamente seria descartado no lixo.
Só para você ter uma ideia, após ter analisado dados de mais de 200 países, um relatório da WWF revelou que o Brasil está em 4° lugar no ranking dos maiores produtores de lixo plástico do mundo, ficando atrás apenas da Índia (3° lugar), China (2° lugar) e Estados Unidos (1° lugar).
Logo, seja pela consciência ambiental, pela prática de uma vida mais saudável ou pela economia gerada, a partir da produção do seu próprio alimento, uma coisa é possível afirmar: motivos não faltam para você cultivar dentro de casa uma deliciosa horta com garrafa pet. Confira dicas de jardinagem e 3 tutoriais fáceis de como montar a sua horta com garrafa PET. Se inspire e deixe as hortaliças e temperos invadirem seu ambiente!
Veja também:
Mini horta com garrafa PET: Cultive hortaliças e temperos dentro de casa
Com casas e apartamentos cada vez menores, o sonho de muitos pessoas em cultivar uma linda horta no quintal acabou ficando para trás. No entanto, a persistência e a criatividade de muitas pessoas trouxe a tona uma nova forma para cultivar hortaliças e temperos em espaços pequenos, a horta com garrafa PET.
Simples, barata e eficiente, a horta com garrafa PET cabe em diferentes ambientes da casa e pode servir de recipiente para o cultivo de inúmeras espécies de hortaliças e temperos.
O que plantar na horta em garrafa PET?
Na horta em garrafa PET você pode plantar alface, rúcula, cebolinha, manjericão, coentro, alecrim, hortelã, espinafre, rabanete, pepino, morango, tomate-cereja, alho, diferentes tipos de pimentas, dentre outras espécies.
Como fazer horta com garrafa pet?
A horta com garrafa PET pode ser montada de diferentes formas, a depender do tamanho e layout do ambiente. Dentre os diversos modelos de horta com garrafa PET, podemos destacar: a horta suspensa com garrafa PET; a horta vertical com garrafa PET e a horta com garrafa PET chão.
Horta suspensa com garrafa pet
A horta suspensa com garrafa PET tem se tornado uma realidade em muitas casas e apartamentos pequenos. Varanda, sacada, mini terraços e até cozinhas têm reservado um cantinho da sua decoração para acomodar uma linda horta com garrafa PET suspensa. Confira abaixo um mini tutorial sobre como montar sua própria horta com garrafa PET suspensa.
Como fazer horta suspensa com garrafa pet: passo a passo
- Separe uma garrafa PET e faça 4 furos espaçados, próximo a área da tampa e um furo no fundo da garrafa para que ocorra a saída da água acumulada no recipiente;
- Seguidamente, pegue uma tesoura e faça dois recortes na garrafa PET, uma em cada lateral (conforme, mostra na imagem abaixo);
- Acrescente primeiro um pouco de pedrisco e depois o substrato. Faça uma abertura na terra e plante a hortaliça ou tempero desejado;
- Passei o barbante por entre os 4 furos próximos da tampa, junte os fios com um nó;
- Por fim, com o auxílio de um gancho de parede, acomode o fio do barbante no gancho, molhe as mudinhas e deixe sua horta suspensa crescer.
Horta vertical com garrafa pet
A horta vertical com garrafa PET é uma alternativa criativa e barata que facilita o cultivo de hortaliças e temperos, mesmo em ambientes muito pequenos. Para isso, é necessário separar uma parte da parede do cômodo. Contudo, lembre-se que o local escolhido deve receber luz natural e ventilação na maior parte do tempo, pois caso contrário suas plantinhas não vão se desenvolver.
Como fazer horta vertical com garrafa pet: passo a passo
- Separe ao menos 5 garrafas PET para montar sua horta vertical;
- Pegue uma das garrafas PET e corte com uma tesoura um pedaço na parte superior da garrafa;
- Depois faça quatros furos principais (dois na parte superior e dois na parte inferior por onde irá passar o fio de metal ou barbante);
- Seguidamente, faça micro furos na parte inferior da garrafa PET para que água acumulada possa escoar;
- Passe os fios de barbante ou corda entre os 4 buraquinhos das garrafas e faça nós para que elas fiquem sustentadas. No entanto, caso você opte por arame, é preciso colar duas arruelas embaixo que servem como “calço” para as garrafas não escorregarem.
Por fim, com a estrutura já montada, acrescente pedriscos, o substrato e a muda de hortaliça ou tempero desejado. Regue as mudinhas sutilmente evitando que o substrato fique encharcado.
Horta com garrafa PET no chão
Para aqueles que dispõe de um espaço maior em casa é possível criar até mesmo uma linda horta com garrafa PET no chão. Aqui, tanto as hortaliças como os temperos podem ser cultivados lado a lado, desde que a presença desses recipientes não atrapalhe a circulação de pessoas e animais pela casa. Confira abaixo o tutorial fácil de como montar sua horta com garrafa PET no chão.
Como fazer horta com garrafa pet chão: passo a passo
- Separe uma garrafa PET e com o auxílio de uma tesoura corte uma parte da sua lateral (conforme mostra na imagem abaixo);
- Seguidamente, faça micro furos na parte inferior da garrafa PET (parte que irá ficar encostada no chão) para que a água acumulada possa sair do recipiente;
- Acrescente pedrisco, o substrato e depois acomode a muda de hortaliça ou tempero escolhida;
- Por fim, regue a mudinha e acompanhe seu crescimento.