Escolha um bom filme, coloque manteiga na pipoca, se acomode na poltrona e aproveite! Se você está em um cinema a diversão fica mais fácil, pois tudo é pensado para o seu conforto, mas e em casa? Será que você possui tudo que é necessário para curtir um filme com qualidade? Muitos dirão que sim, que possuem um bom sofá, uma televisão grande, um aparelho de DVD de última geração, mas e o som? Veja como escolher um home theater ideal para sua sala e tenha um som de cinema em casa.
Acerte na escolha do home theater
Caso sua sala não tenha sido pensada para a instalação desse tipo de aparelho, é preciso verificar onde as caixinhas de som serão posicionadas sem que os fios atrapalhem a passagem ou fiquem expostos estragando a decoração.
Se sua sala for um ambiente pequeno, ou seja, se ela tiver até 15 m², o modelo de home theater ideal é o soundbar, sua potência é de 500 W RMS. Em salas médias, que vão até 25 m² é indicado que o home tenha o sistema de caixas de potência 5.1 e 5.2, a potência tem entre 500W e 1000W RMS. Para salas maiores do que 25 m² as caixas devem possuir o sistema 7.1 ou 7.2 e potência acima de 1000 W RMS.
O que é soundbar? É um aparelho interiço, ele é responsável por fazer o papel do subwoofer e das caixas. Sua instalação deve ser feita abaixo da TV.
Sistema 5.1/5.2 – sua divisão é feita através de 5 caixas acústicas e um subwoofer, as duas caixas da frente são responsáveis por reproduzir sons vocais, a caixa do central reproduz a trilha sonora, já as traseiras fazem os efeitos especiais.
Sistema 7.1/7.2 – a única diferença do sistema acima é que as duas caixas extras dão maior realizada aos efeitos especiais.
Sempre instale as caixas na altura do ouvido ou mais altas, pois se não o som será projetado para o chão. O subwoofer deve sempre ser colocado no chão, em cima dos móveis ele irá tremer e rebater o som. Caso ainda tenha dúvidas ou algum problema na hora de instalar seu home theater, solicite para uma assistência técnica realizar toda a manutenção para você.