Tendências, épocas e estilos, quando misturados, podem gerar uma aparência de desorganização, incoerência e, muitas vezes, um aspecto de mau gosto.
Contudo, é plenamente possível combinar o seu estilo e do seu companheiro ou dos seus filhos e conseguir harmonizar todo o ambiente da sua casa.
Só do que precisa para fazer a combinação dar certo é de peças criativas e algumas regras simples.
Confira a seguir o nosso guia com várias dicas para fazer isso acontecer.
Veja também:
- Boiserie Quarto: Conheça as Vantagens +63 Ideias Inspiradoras
- Decoração Clean: +60 Ideias Criativas para Decorar sua Casa Clean
- Tons Pasteis: Confira Quais São As Cores,+93 Ideias de Como Usar na Decoração
- Modelos de Casa de Veraneio: Saiba os Estilos + Dicas Para Decorar
- Sala Colorida: 6 Dicas de Decoração +60 Ideias Incríveis
1. Só use peças, cores e conceitos com os quais se sinta à vontade
Se você sente que existe alguma peça ou cor específica no seu apartamento stúdio que não funciona bem no espaço, remova.
Tudo bem que o design eclético é construído com base na mistura de itens e conceitos que não costumam ser misturados no design convencional.
No entanto, não há motivo para manter algo que você não gosta ou não se sente confortável. Afinal, é do seu apartamento studio que estamos falando.
Quando você prioriza somente o que importa, tudo o que permanece brilha como uma estrela, porque não está sendo atropelado por itens que não funcionam na decoração.
2. Aposte na combinação de cores
Uma consistente paleta de cores é capaz de harmonizar acessórios e móveis que, de outra maneira, visualmente variariam.
Ao juntar peças com semelhantes tons, é possível, por exemplo, colocar em uma mesma mesa de centro obras de arte moderna, cerâmicas artesanais e peças chinesas.
O mesmo vale para a cor das paredes. Se a sua cozinha possui um estilo mais rústico e a sala de estar tem um estilo mais contemporâneo, pinte uma parede da sala de marrom.
Os armários de madeira da cozinha e a parede marrom da sala criarão um clima mais coeso na sua casa, simplesmente por estarem dividindo a mesma cor.
Apesar, claro, de cada cômodo ter seu estilo decorativo específico.
3. Quanto menos peças usar, maior a coesão
Design eclético não é sinônimo de desarrumação. Ou, ainda, de uma casa que mais parece um depósito.
Ainda que sua casa de sítio seja grande o suficiente para armazenar o que quiser, limite mesmo assim o que usa em cada cômodo.
Agrupe imóveis para um ambiente mais coeso. E quanto a peças individuais, a harmonia pode ser gerada pela repetição não só de cores, como também de tamanhos similares.
Se a peça for muito grande, tente deixá-la separada em um canto só dela na sua casa de sítio.
Assim, a peça poderá funcionar no ambiente sem desfocar nenhum item ou parecer amontoada demais com outras peças menores.
4. Adote uma ideia central
O perigo gerado por uma decoração eclética é usar muitas peças de mobília que não combinam entre si e que, por isso, acabam disputando atenção.
No final, ocorre que todos os itens podem parecer uma peça de destaque, o que gera a sensação de falta de desorganização, ou de que uma peça não pertence àquele local.
Se você gosta de tudo que tem em casa, sabe que os itens não combinam entre si, mas ainda assim quer mantê-los com você, será necessário tomar uma atitude.
Adote uma (e apenas uma!) peça de destaque. Pode ser uma mesa branca neutra com cadeiras diferentes ou um sofá grande com almofadas coloridas. Esse conceito de peça central também serve para a cor das paredes e até para as estampas das cortinas.
Sendo a sua praia misturar estilos, tente manter pelo menos um esquema de cores monocromático.
Busque também manter o acabamento, estilo, peso, cor e escala dos móveis para trazer mais harmonização à sua decoração eclética.
Já existem muitas empresas que oferecem serviços de estofamento e de construção de capas para os móveis, o que pode ajudar a combiná-los na cor e no estilo.
5. Repetição é tudo: lembre-se disso
Quando se trata de harmonizar uma decoração eclética, uma arma secreta usada por muitos designers é a repetição, seja de cores, estampas ou texturas.
Ainda que você tenha visto um apartamento pronto para morar e não tenha conseguido pensar em um tema básico para ele, pense apenas em um padrão de cores e poderá ver tudo mais claramente.
Escolha uma cor, textura ou estampa de tapete, estofamento ou parede e a repita em algum outro canto da sala, como em um jogo de mesa americano ou em uma luminária bonita.
Caso a sua sala de estar já tenha muitas cores incompatíveis, como uma de tom eclético e outra de tom boêmio, uma pintura grande ou um tapete que tenham os mesmos matizes podem ser capazes de harmonizar a decoração.
E mesmo que o apartamento pronto para morar seja muito colorido e desconexo, você ainda assim facilmente encontrará um jeito para harmonizar o ambiente se usar o conceito da repetição.
6. Invista em elementos de ligação
Elementos de ligação são aqueles que conseguem unir conceitos diferentes de decoração.
As almofadas são um bom exemplo. Ainda que as poltronas e o sofá sejam de estilos diferentes, as almofadas conseguem oferecer uma maneira fácil de harmonizar a decoração eclética.
Use almofadas com cores e padrões iguais e que combinem com os móveis em cadeiras que, por sua vez, não combinam entre si.
Lustres, estampas e cortinas também podem ser elementos de ligação para tornar a sua decoração eclética mais coesa sem perder a ousadia e a criatividade.
Conclusão
Combinar todos os móveis já é algo que se tornou sem graça no design contemporâneo. A decoração eclética é mesmo a bola da vez.
No entanto, para trazer harmonização à sua casa e evitar que ela pareça bagunçada, é preciso adotar regras de harmonização do ambiente.
Utilize as seis dicas que elencamos neste artigo e veja a mágica acontecer na sua casa.
Seu companheiro, seus filhos e até aquela amiga sua que vive encontrando defeitos na sua sala de estar vai querer saber o que você fez para tornar o ambiente a casa mais incrível que já viram na vida.
Siga-nos nas redes sociais a fim de ter acesso a mais dicas para partilhar com os seus amigos e familiares nas reuniões do fim de semana!