Muitas pessoas, na hora de decorar a casa, pensam em utilizar decorações que lembrem algum momento vivido, ou algum lugar específico, e acabam optando por ambientes temáticos. A decoração temática é aquela que deixa a casa com cara de cenário.
Com influência de Japão e China, esse estilo busca o equilíbrio em cada detalhe, em cada elemento e textura, sem exageros, mantendo o essencial. Os ambientes, geralmente dão a sensação de tranquilidade e relaxamento.
As cores mais utilizadas nesse estilo são o branco, preto e vermelho, que podem ser combinados de diversas formas, inclusive com outras cores. Esse tipo de decoração temática pode ser combinado com os outros estilos de decoração.
Essa decoração é caracterizada pelo uso de luminárias pendentes com cúpula redonda, vasos de porcelana, tecidos coloridos nas poltronas e sofás, folhagens em vasos, almofadas tipo futon ou com tecido fino, tapetes, persianas e painéis de fibra, madeira, bambu e estampas de dragões coloridos.
Os móveis mais comuns nesse estilo são: as camas baixas (futons), tatames e banquinhos baixinhos, ao nível do chão, para as refeições tradicionais. O mobiliário, geralmente, é em madeira escura e com linhas retas, em muitos detalhes.
Na Indonésia e Tailândia, o estilo tem o mesmo princípio de cores, porém um pouco mais rústico, utilizando palha e ratan com madeiras naturais. Elegância, características sutis e delicadas são um diferencial no estilo de design tailandês. Já na Indonésia, podemos verificar um estilo mais nativo, colonial, com madeiras nobres, elegantes para interiores e exteriores.
Esse estilo também pode ser aplicado no jardim, pois é um dos estilos mais incríveis. Pode ser artificial ou natural, desde que cada elemento esteja em harmonia.
A regra nesse estilo de decoração é: evitar exageros.
Por Natália Ribas, Arquiteta e Designer de Interiores