Por Natalia Ribas, Arquiteta e Designer de Interiores.
Estilo Clean
Iniciando nossa série de estilos, vamos falar da decoração clean. Ela é prática, bonita e refinada, aliando simplicidade e sofisticação aos ambientes.
Opção para quem gosta de ambientes mais modernos, que visualmente aparentem ser maiores. Esse é um estilo que evita excessos (de cores e elementos). Linhas retas e cores predominantemente neutras dão um ar contemporâneo e uma sensação de aconchego, liberdade e frescor aos ambientes. A quantidade reduzida de mobiliário também permite que a circulação das pessoas pelos espaços seja mais fácil.
Recomendamos cuidado ao optar por esse estilo, pois se o ambiente não for bem projetado, a aparência pode ficar um pouco “sem graça”, sem vida. Para evitar isso é importante escolher pontos estratégicos e incluir alguns detalhes coloridos (com moderação para não fugir da proposta). Uma planta de espécie marcante, por exemplo, é uma opção discreta para conseguir esse efeito e ainda dar frescor ao espaço, evitando a possível monotonia da decoração clean.
O piso pode ser de uma madeira em tom bem clarinho ou de porcelanato. As paredes que melhor representam o estilo clean têm tons pasteis como, por exemplo, areia, gelo e branco. Essas cores colaboram para o efeito de ampliação do ambiente e também para uma melhor iluminação.
O projeto de iluminação é muito importante, pois uma decoração clean requer luz, natural ou artificial, que atenda às necessidades do dia e também da noite. Lâmpadas embutidas, luminárias especiais, destacando algum ambiente específico, cortinas claras e leves, janelas grandes envidraçadas e espelhos grandes são boas opções para a iluminação desse tipo de ambiente.
Esse ainda não é o seu estilo? Escreva nos cometários qual o estilo de decoração que você quer conhecer melhor.
Acompanhe nosso Guia de Estilos de Decoração e inspire-se para criar o lar dos seus sonhos.