O gesso é um material verdadeiramente versátil e que parece estar sendo cada vez mais usado em decorações das mais diversas maneiras. Além da parede de gesso, tetos e sancas de gesso, agora é a vez do guarda-roupa de gesso.
Se você está considerando esse modelo para o seu projeto, a leitura deste artigo é indispensável. Aqui vamos falar sobre todas as vantagens e desvantagens do guarda-roupa de gesso, assim sua decisão vai ficar muito mais simples. Confira!
Vantagens do guarda-roupa de gesso
Um dos principais pontos positivos do guarda-roupa de gesso é o fator novidade. Se estamos optando por itens cada vez mais diferentes em casa, por que não inovar também nos materiais usados?
O fato do modelo de guarda-roupa de gesso ser planejado é também outra grande vantagem. Afinal, esses móveis são montados onde for melhor para o morador e vai ser feito sob medida conforme os desejos e necessidades dele. Ou seja, você vai ter algo que atende exatamente à quantidade de roupas, calçados e acessórios que tem – ou deseja ter, incluindo até mesmo organizadores de gavetas específicos para cada tipo de roupa.
Por ser planejado, o guarda-roupa feito de gesso facilita a organização. Tudo terá o seu lugar, o que já é meio caminho andado para que tudo esteja no lugar.
Posts relacionados
Além disso tudo, o guarda-roupa de gesso é durável, pois esse material é considerado resistente, o que o torna também uma ótima opção para fazer parede, sanca e outros. Porém, para ter certeza que não vai se decepcionar, tenha certeza que não está usando placas de drywall, pois elas são mais frágeis.
Por fim, uma vantagem e tanto: o modelo de guarda-roupa de gesso é mais barato do que outros guarda-roupas planejados. Quem não gosta de economia, não é mesmo?
Desvantagens do guarda-roupa de gesso
Existem, basicamente, duas desvantagens quando falamos sobre o guarda-roupa feito de gesso. O primeiro é em relação ao valor. Sim, o guarda-roupa de gesso tem custo baixo, entretanto, para garantir que o seu projeto será realmente bem-feito, você pode ter que investir um pouco mais para contratar profissionais especializados.
Outro ponto negativo é o fato do modelo de guarda-roupa de gesso ser fixo. Ou seja, caso você decida mudar de casa, não será possível levá-lo consigo.
Dicas para o seu guarda-roupa de gesso
O guarda-roupa feito de gesso pode ser aberto ou fechado. No primeiro caso, como você pode imaginar, ele não tem porta ou nenhum tipo de divisória com o restante do ambiente. Nesse caso, as roupas, sapatos e acessórios ficam expostos, o que pode ser uma vantagem e também uma desvantagem.
O fato do guarda-roupa de gesso ser aberto facilita a visualização dos itens que você tem e, de certa forma, faz com que eles se tornem parte da decoração do cômodo. Por outro lado, caso a organização não esteja em dia, isso também vai ser exposto.
Já o guarda-roupa de gesso fechado pode contar com portas ou até mesmo cortinas. O guarda-roupa de gesso com porta de vidro, por exemplo, dá ao local um ar mais moderno, descolado, e se encaixa com diversos estilos de decoração.
O guarda-roupa de gesso com porta de correr está muito em alta, isso porque economiza espaço duplamente, por ser embutido e por não precisar de espaço para a abertura do móvel, uma vez que as roldanas auxiliam na movimentação das portas.
Como o que define o projeto do guarda-roupa de gesso são as necessidades do morador, é importante que você conheça tudo o que tem no armário e pense no que precisa. Nichos, prateleiras, cabideiros, calceiros, caixas organizadores, sapateira tudo isso é possível ter nesse tipo de guarda-roupa, basta planejar. Além disso, se desejar, você pode ter até mesmo incluir uma iluminação interna nele!
A última dica que deixamos é: pense na decoração. O mais comum é usar o guarda-roupa de gesso branco, mas nada impede que você pinte ele. Então, se quiser ousar, pode também pensar em quais cores de tinta gostaria de ter no seu.