A grama amendoim é muito procurada por aqueles que desejam realizar a forração de solo do seu jardim. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que as características desse mesmo gramado podem ultrapassar os limites dos projetos paisagísticos. E aí, ficou curioso para melhor a grama amendoim?
Então, se assim como nós, você também deseja conhecer de perto as características da grama amendoim, veio ao lugar certo. Neste post, nós da Viva Decora, preparamos um conteúdo sobre esse tipo de gramado que tem feito cada vez mais sucesso com o público. Confira!
Veja também:
Grama amendoim: características e curiosidades da planta
A grama amendoim (Arachis repens), também conhecida como amendoim rasteiro, amendoinzinho e amendoim forrageiro é nativa do Brasil.
Esse tipo de gramado não demanda de cuidados e podas feitas por meio de tesouras de jardim e aparadores de grama. Isso porque, a grama se dispersa de forma rasteira e possui crescimento rápido, podendo atingir de 20 a 25 cm de altura conferindo maior textura e volume para o jardim.
As folhas da grama amendoim são levemente arredondadas e apresentam um tom verde escuro. Sua floração é o que torna o gramado ainda mais especial, visto que as delicadas flores amarelas se destacam em meio ao verde escuro da grama. Vale ressaltar, que a floração ocorre várias vezes ao ano, porém é mais frequente em jardim onde a grama amendoim recebe luz natural direta.
Mas, afinal, qual o valor da grama amendoim?
Segundo pesquisas realizadas no mercado o kit com 300 mudas de grama amendoim preço pode girar em torno de R$ 60,00. Por esse motivo, antes de realizar a compra da grama amendoim preço procure avaliar o tamanho do local em que a planta será cultivada. Utilize uma trena ou fita métrica, anote as medidas e calcule a área onde ela será plantada.
Para que serve grama amendoim?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, apesar da grama amendoim não ser resistente a pisoteios, ela é muito versátil e apresenta características importantes que tornam possível seu uso de diferentes maneiras. Confira abaixo as principais formas de uso da grama amendoim.
Auxilia na forração do jardim
Não à toa: que a grama amendoim é vista em muitos projetos paisagísticos como planta de forração. Seu crescimento e propagação é extremamente rápido. Só para você ter uma ideia, da semente à completa cobertura de um área externa pequena, a grama amendoim não necessita de mais do que três meses.
No projeto abaixo, a grama amendoim verde e brilhante foi usada para forrar o jardim da fachada da casa. O cultivo dessa grama acompanha a estrutura da escada e realça ainda mais a presença de outras plantas no espaço.
Decora canteiros pequenos
A área de lazer pequena, certamente irá ficar mais especial com presença da grama amendoim. No projeto abaixo, a grama amendoim complementa a decoração do canteiro e sua cobertura é responsável por manter o solo úmido por mais tempo, dispensando o uso de mangueiras e regadores a todo o momento, bem como, auxiliando no desenvolvimento de outras plantas cultivadas no mesmo espaço.
Indicada para áreas de declive
A grama amendoim é uma excelente planta para combater a erosão e “segurar” o solo quando o mesmo sobre ação do clima (sol, vento, chuva). Por essa razão, seu cultivo é feito especialmente em casas de campo e chácaras com declives e terrenos com muitas ladeiras.
Serve de alimento para o gado
Os benefícios associados a grama amendoim vão muito além dos projetos paisagísticos. O cultivo da grama amendoim é muito importante para o setor de agronegócio, visto que as raízes dessa planta tem a capacidade de fixar nitrogênio em solos pobres em nutrientes, beneficiando qualquer tipo de produção.
Vale ainda comentar, que a pecuária também aproveita os poderes da grama amendoim como fonte de alimento para o gado, uma vez que essa cultura apresenta características de forração baixa rica em proteínas.
Como plantar grama amendoim?
Antes de mais nada, é preciso escolher o local onde a grama amendoim será cultivada. Durante a escolha, não esqueça que essa planta gosta de locais com sol pleno ou meia sombra e não aceita ambientes muito frios, geadas e nem pisoteio, ok? Então, nada de colocar a grama amendoim em áreas de passagem no quintal.
Nessas condições, pode-se dizer que a grama amendoim pode ser cultivada de duas formas distintas:
Plantio por semente
Aqui o processo de plantio ocorre por meio da germinação das sementes que são dispersas pelo solo. Para isso, separe as ferramentas de jardinagem como a pá e faça covas espaçadas no solo, seguidamente coloque 3 sementes de grama amendoim dentro de cada uma delas e regue com frequência.
Plantio por mudas
Neste processo de plantio as mudas de grama amendoim já estão formadas, acelerando portanto as etapas de crescimento e dissipação da planta no solo. Para realizar o plantio das mudas de grama amendoim pegue uma pá, faça covas espaçadas e seguidamente coloque a muda inteira no espaço. Por fim, cubra a cova e realize a rega de forma regular.
E aí, gostou das informações compartilhadas sobre a grama amendoim? Então, aproveite para explorar nossa galeria de fotos abaixo com mais alguns projetos que utilizaram esse gramado.