Existem diferentes espécies de folhagem para jardim. Coloridas, grandes, pequenas, trepadeiras… tem para todos os gostos e estilos.
Para ter um jardim bonito, você precisa saber quais são as folhagens que podem ser plantadas em pleno sol ou meia sombra. Assim você garante um bom desenvolvimento das plantas.
Pensando nisso, selecionamos aqui os melhores tipos de folhagem para jardim externo e jardim vertical que você pode usar no seu espaço com cachepot. Confira e se inspire com as ideias mais bonitas!
Veja Também:
1. Samambaia
A samambaia é um dos tipos de folhagem para jardim mais utilizados nos projetos atuais. Elas amam ambientes úmidos e iluminados, mas não gostam da luz direta.
Ah, e regue o solo apenas quando estiver seco. Não deixe as raízes encharcarem.
2. Cactos
O cacto consegue armazenar água em grandes quantidades. É a planta certa para quem mora em locais quentes e com iluminação direta.
Como a planta consegue armazenar bastante água, não precisa regar constantemente – aposte nela se você não tem tempo para cuidar muito do jardim.
3. Yucca
A yucca é um espécie de arbusto utilizada como folhagem verde para jardim, canteiros e vasos. Ela se adapta bem em locais com sol pleno, mas mantenha o solo seco.
4. Pacová
O pacová é uma planta que se destaca entre os demais tipos de folhagem verde para jardim. Cultive vasos ou diretamente no solo – apenas se atente a iluminação do local. Ele precisa ficar a meia sombra para ficar saudável.
5. Árvore do viajante
A árvore do viajante é uma das mais usadas nos projetos de área externa com folhagem verde para jardim por conta de seu formato de leque. Ela também pode ser cultivada em sol pleno.
6. Peperômia
Se você quer um vaso suspenso, invista na peperômia sem medo. Ela é perfeita para locais em meia sombra e as regas devem ser regulares.
7. Hera inglesa
A folhagem para jardim com hera inglesa pode ser cultivada em meia sombra ou pleno sol. Também é perfeita para vasos suspensos.
8. Pata de elefante
Nós já falamos sobre a pata de elefante por aqui. É uma árvore cujo formato e textura lembram a pata de um elefante. Prefira cultivá-la em ambientes abertos, com outros tipos de folhagem para jardim. Ela se adapta muito bem a diferentes tipos de iluminação e suporta mudanças de temperatura. A dica é regar poucas vezes para evitar encharcar o solo.
9. Tostão
O tostão, também conhecido como dinheiro em penca, é indicado para cultivo em vasos suspensos. Suas folhas são pequenas e pendentes. Ela é perfeita para compor a folhagem para jardim externo ou em varandas.
10. Lança de são jorge
Famosa por seu crescimento vertical, semelhante a uma lança, essa planta ocupa pouco espaço e é indicada para ser cultivada em vasos a meia sombra. Fica linda ao lado de sofás para área externa.
11. Buxinhos
O buxinho é um arbusto que dura muito tempo no seu jardim. Geralmente é usado na cerca viva, mas também se adapta em vasos e locais de grande luminosidade.
12. Ficus
A Ficus lyrata precisa receber a luz do sol para se desenvolver e de um solo drenável para não acumular água nas raízes. Fica linda em vasos no jardim, perto de móveis confortáveis ou da piscina.
13. Antúrio
Se você quer dar um toque de cor na folhagem para jardim externo, invista no antúrio. É uma planta de meia sombra que pode ser cultivada em vasos ou canteiros de flores. Dá um charme especial ao jardim!
14. Renda portuguesa
A renda portuguesa pertence à mesma família da samambaia. Ela tem esse nome por conta do formato cheio de recortes, que parece uma renda.
Prefira plantá-la em locais sombreados e regue com frequência para mantê-la úmida.
15. Bromélia
Se você precisa de uma planta para decorar o jardim de inverno ou espaços que não recebem muita luz, invista na bromélia. É uma planta que cresce bem em locais úmidos e quentes. Você pode cultivá-la em vasos ou no jardim vertical.
16. Costela de Adão
A maior vantagem da costela de adão é que ela se adapta a diferentes espaços, porém, prefira deixá-la em ambientes iluminados – não precisa ser sol pleno, apenas ter uma luz indireta.
É a folhagem para jardim vertical perfeita para decorar sua varanda ou jardim de inverno dentro de casa.
17. Moreia
A moreia é uma folhagem para jardim resistente à chuva. Ela floresce ao longo do ano e prefere ficar ao sol pleno. É perfeita para decorar jardins, corredores de casa ou um quintal com piscina.
18. Orelha de elefante
Quer uma folhagem grande para jardim? A orelha de elefante é perfeita para isso! É rústica, grande e gosta de umidade. Capriche na quantidade dessa planta para decorar seu jardim e deixar a área da piscina ainda mais aconchegante.
19. Lírio da paz
Outra folhagem para jardim vertical que dá um charme a mais na decoração do espaço é o lírio da paz. Ela se desenvolve bem rápido quando a temperatura sobe, mas deixe a meia sombra e regue de duas a três vezes por semana para garantir que a planta floresça.
20. Helicônia
Também conhecida como bananeira do brejo, a helicônia floresce durante a primavera e ganha tons de vermelho, verde e amarelo. Ela pode chegar até 6 metros, então cultive canteiros e jardins espaçosos. Mantenha a planta em meia sombra e em ambientes com bastante luz.
21. Guaimbê
Outro tipo de folhagem grande para jardim é o guaimbé. Ele faz parte das trepadeiras, então cultive em cercas, árvores ou até no pergolado de madeira. Plante em locais com sol pleno e regue de duas a três vezes por semana.
22. Clúsia
Resistente, a clúsia sobrevive em locais com sol pleno ou meia sombra. É ótima para decorar seu jardim vertical ou canteiros perto das piscinas modernas.
23. Luca
Mais uma do tipo folhagem grande para jardim. Ela se desenvolve melhor em ambientes com sol pleno, mas pede por um solo seco e poucas regas. Também é possível cultivá-la em vasos e canteiros.
24. Dasilírio
A dasilírio é rústica e conhecida por suas hastes serrilhadas que podem machucar ao toque. Ela aprecia o sol intenso e poucas regas.
25. Giesta
Por fim, temos uma folhagem para jardim vertical. Ela é indicada para quem está começando a cuidar de plantas e precisa de opções com poucos cuidados. Você pode colocar seu jardim vertical na meia sombra ou sol pleno e regar poucas vezes por semana – apenas quando o solo estiver bem seco.
Anotou todas as sugestões? Agora se inspire com as ideias lindas que selecionamos para você!