Viva Decora Home Shop

Faça você mesmo: cortinas estilosas e exclusivas

Categorias: Artesanato e DIY

As cortinas, sejam elas cortinas para quarto sala ou banheiro, são detalhes muito importantes na casa, afinal, elas cuidam para que nosso sono seja melhor e também deixam os ambientes muito mais agradáveis e aconchegantes. Sem contar que elas também caem muito bem como decoração, atribuindo mais charme a alguns móveis, como armários e cômodas.

Confira os modelos que separamos para você fazer sua própria cortina em casa

Cortina de Pregadores

Pregadores têm várias funções em uma casa, desde segurar as roupas lavadas no varal até preservar embalagens abertas de comida na cozinha.

Essa matéria-prima é fácil e barata de achar. Em qualquer loja de 1,99 de rua, ou no supermercado, você pode adquirir sua futura cortina aos montes.

Prefira os pregadores de madeira, para poder customizá-los com pinturas, gliter, tecidos e texturas, como miçangas, laços etc.

Além deles, você vai precisar de um tecido cortado na altura e largura que sua cortina vai ter. Para usar de base, pode ser um pedaço de arame ou uma viga fina de madeira. Certifique-se de que os pregadores fixem bem o tecido na base. Se precisar, utilize cola quente para garantir a resistência da montagem.

Cortina de Retalhos

Hora de brincar de casinha! Pegue muitos retalhos, ou compre tecidos a seu gosto e recorte-os em tiras quadradas ou retangulares.

Para juntar os pedaços de tecido, você pode costurar uma tira na outra ou colá-las com cola quente. Para fazer as alças na parte de cima, recorte tiras retangulares e finas. Com um alfinete, marque a posição em que as alças vão ser pregadas, depois utilize uma das técnicas de fixação para prender também as alças.

A base pode ser um cano, uma viga circular de madeira, um arame. Se preferir, você pode fixar ganchos na parede do móvel e, em vez de passar a alça pela base, você pendura no gancho.

Cortina de Miçangas

Essa dica tem um quê de mágica, tanto pelo barulho que a cortina faz quando passamos por ela, quanto pelo efeito de prisma que ela tem quando bate algum tipo de luz, como o Sol.

Para essa cortina, vamos precisar de: um pedaço retangular de madeira, ganchos pequenos, linha de pesca e miçangas (tamanhos, cores e estilos ficam a gosto do artesão).

Prenda os ganchos na base de madeira. Caso queira customizar a madeira, pintando ou colando tecidos, faça isso antes de fixar os ganchos.

Depois, recorte linhas de pesca com o mesmo tamanho, que servirão para montar as faixas de miçanga. Depois de finalizar as franjas da cortina, basta pendurá-las nos ganchos da base e pronto!

Separamos outro exemplo, com montagem semelhante ao anterior, porém, com outros materiais. Por exemplo:

Rolhas (poderíamos usar postais, cartas de baralho, dados):

Materiais recicláveis (lembrando que todos podem ser personalizados com pinturas e tecidos):

Recortes e origamis:

Botões:

Opções não faltam. Abra a caixa de ideias e transforme a decoração da sua casa. Tem dicas e exemplos de cortinas para ostra? Mande pra gente!

Voltar ao topo -.-