O estilo japandi é uma tendência de decoração que está em alta e consiste na união dos estilos escandinavo e japonês. Dessa forma, o ambiente carrega elementos importantes que fazem parte de ambos os mundos como a organização, o equilíbrio e a harmonia japonesa com o aconchego, luminosidade e funcionalidade presentes na decoração escandinava.
Logo, se você deseja compreender melhor como a união entre esses dois mundos tem transformado nossa relação com a decoração da casa em plena pandemia, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, vamos compartilhar o que é estilo japandi e de que forma essa tendência pode ser adotada no seu ambiente. Confira e se inspire!
Veja Também:
Mas, afinal o que é o estilo japandi?
O estilo japandi nasce da mistura inteligente entre a decoração escandinava e a japonesa. E por mais que à primeira vista seja difícil associar duas culturas um tanto diferentes, saiba que ambas compartilham de princípios parecidos, com base em dois conceitos presentes em cada região: Wabi Sabi e Hygge.
O Wabi Sabi se trata de uma filosofia japonesa, onde a palavra “wabi” significa simplicidade, rústico… enquanto “sabi” se refere à beleza da idade, desgaste do tempo. Essa filosofia por sua vez valoriza a aceitação, a transitoriedade e a beleza da imperfeição. Já o conceito Hygge remete a um estilo de vida do país nórdico que valoriza o aconchego e os prazeres simples da vida como estar confortável e alegre dentro de casa.
Dessa maneira, o estilo japandi nos traz um novo olhar para a decoração e realça a importância que a casa tem em nossa vida, fato descoberto por muitas pessoas durante o período de isolamento mediante a pandemia.
7 dicas para adotar o estilo japandi no seu ambiente
Agora que você já sabe o que é estilo japandi, chegou o momento de colocar a mão na massa e abraçar de vez essa tendência que chegou para ficar. Confira abaixo 7 dicas exclusivas de como adotar o estilo japandi no seu ambiente.
1. Use materiais naturais
O estilo japandi prioriza o uso de matérias-primas naturais como a madeira, fibras naturais como o bambu, vime, rattan, além da terracota, cerâmica ou mesmo elementos em metal. Na decoração interna de uma sala de estar, por exemplo, o móvel com madeira mais escura (feita a partir da espécie de carvalho ou nogueira) de influência japonesa passa a se misturar de forma harmônica com o móvel de madeira mais claro de estilo escandinavo.
2. Invista em texturas aconchegantes
Para trazer ainda mais conforto e aconchego para a decoração simples do imóvel procure incluir peças e acessórios com texturas mais macias. Crochê, tricô, linho, algodão e demais estofados são muito bem-vindos no estilo japandi.
3. Priorize o minimalismo
Para o estilo japandi a frase “menos é mais” é levada muito a sério. Por essa razão, procure eliminar itens desnecessários e opte por móveis funcionais e versáteis que despertem leveza e tranquilidade para o ambiente. Não há necessidade de acumular quadros, esculturas e demais objetos decorativos.
4. Utilize cores de tinta mais suaves e sóbrias
Em se tratando das cores de tintas, além dos tons claros facilmente presentes na decoração escandinava como o branco, bege, rosa pálido e cinza claro, o estilo japandi oferece uma paleta de cores muito mais diversificada. No projeto, a cor branca passa a ser usada em conjunto com tons mais neutros e suaves, mesclados pontualmente com cores mais escuras como ocre, azul, verde e cinza-acastanhado.
5. Decore o espaço com peças artesanais e móveis antigos
O estilo japandi preza por uma decoração mais autêntica, onde as peças e móveis apresentam algum significado e valor afetivo para você. Por isso, como dica inclua peças artesanais e móveis antigos, herdados de um parente ou garimpados em lojas de antiquários. Deixe-se seduzir pela beleza da imperfeição de cada objeto.
6. Valorize a entrada de luz natural no ambiente
A iluminação natural é um dos fatores mais importantes para valorizar um ambiente e no estilo japandi isso não é diferente. Dessa maneira, é relevante que você valorize as janelas de cada cômodo substituindo as cortinas de tecido pesado por tecidos mais leves, por exemplo.
7. Cultive um cantinho verde em casa
Tanto a decoração escandinava como a japonesa adoram uma boa dose de plantas. Logo, a recomendação é trazer a natureza para dentro da decoração interna. No entanto, no estilo japandi a dica é optar apenas por folhagens e não por plantas que possivelmente possam dar flores coloridas. A espada de São Jorge, peperômia, ficus lyrata, hera, zamioculca são algumas das espécies de plantas com folhagens verdes.
Gostou do estilo japandi? Sim?! Então, aproveite este conteúdo, aplique as dicas compartilhadas acima e transforme a decoração do seu imóvel.