Alinhada às expectativas dos dois jovens recém-casados, que buscavam encontrar em seu primeiro apartamento a união de um espaço integrado para receber familiares e amigos e um refúgio particular para os dias mais tranquilos, as arquitetas Carolina Danylczuk e Lisa Zimmerlin, da UNIC Arquitetura, entram em ação e personalizam o espaço conforme o desejo do casal.
O imóvel com 141 m², localizado no bairro Água Verde – Curitiba, foi adquirido em planta e proporcionou liberdade de criação para as arquitetas planejarem e reformarem todo o apê desde o início das obras.
Veja Também:
Paredes foram derrubadas para a integração de ambientes
Para promover a integração entre os ambientes de sala de estar, sala de jantar, cozinha e churrasqueira interna (ponto decisivo para aquisição do imóvel, uma vez que o casal ama desfrutar bons momentos), paredes foram derrubadas e o apartamento ganhou revestimento de piso em cimento queimado monolítico.
Painel aramado: tramas da parede que se repetem no móvel
O painel aramado se destaca na decoração do ambiente e suas tramas se repetem no móvel da lareira da sala de estar. Agregando valor ao décor da sala, o bloco em pedra Dekton se contrasta com elemento em serralheria (peça desenhada pelo próprio escritório no melhor mood high-low).
Pórtico em Fresno Negro traz personalidade para o espaço
A área social do apartamento foi estruturada com pórtico em Fresno Negro. O painel que se prolonga por toda sala de estar e jantar, emoldura o revestimento de tijolo em concreto da parede atrás do sofá e o bloco ripado que “esconde” o lavabo do apê.
Jardim vertical e balanço para a área da varanda
A varanda do apê também ganha vida e frescor com a presença de um lindo jardim vertical e um balanço repleto de significado, já que sua estrutura foi feita pelo próprio casal.
Madeira e chapas aramadas enriquecem o estilo industrial da suíte master
Seguindo para a área íntima, um dos quartos foi remodelado e deu lugar ao closet da suíte master. Enriquecendo o resultado arquitetônico e realçando ainda mais o estilo industrial no projeto, chapas aramadas reaparecem em forma de cabeceira de cama e prateleiras do closet. Nas paredes, as placas de concreto completam a decoração do cômodo.
O calor da madeira usada em conjunto com as chapas aramadas feitas sob medida para o closet, auxiliam na organização das roupas, sapatos, bolsas, acessórios e demais roupas de cama, mesa e banho usadas pelo casal.
A paleta de tons neutros serviu como pano de fundo para que os demais objetos decorativos do espaço se sobressaiam, como o quadro a óleo sobre o aparador da sala de jantar (obra da artista plástica Iolanda Mazzotti) e a fotografia “Dead Vlei”, apoiada sobre a bancada da churrasqueira (de autoria da fotógrafa Mana Gollo).
A suíte do casal também transpira arte e conta com a presença ilustre das telas do artista plástico André Zimmerlin e da artista e arquiteta Kalissa Pequito.