O espelho é sempre bem-vindo na decoração da sala de jantar. Peça fundamental em um ambiente, ele pode contribuir para a ampliação dos espaços. Os espelhos não são tão indicados para ampliar os espaços de circulação, mas podem ser muito bem aplicados naquela pequena Sala de Jantar, proporcionando um efeito estético único.
Os espelhos são aliados na transformação do ambiente, podendo ser utilizados, mutas vezes , atrás da mesa de jantar.
Uma opção é que seja instalada uma faixa espelhada logo acima das cadeiras, proporcionando a interação dos convidados com o espaço, evitando que as pessoas sentadas à mesa tenham apenas a parede como “vista”.
Os espelhos também podem maximizar a iluminação, já que criam pontos de luz (os de tamanho menores) ou refletem a luz totalmente. Fique atento para não cometer excessos que podem causar desconforto visual , como por exemplo, usar espelhos em duas paredes paralelas.
Veja Dicas de Sala de Jantar Decorada
Decidir a melhor localização do espelho na sala decorada de jantar é essencial. A peça pode estar em uma parede grande ou pequena, em formatos variados, em mosaicos, com ou sem moldura. Ao optar pelo uso de molduras, escolha-as com cuidado, observando a harmonia com os demais elementos que compõem a decoração do espaço, como os quadros para sala.
Uma alternativa é deixar os espelhos encostados atrás de móveis, como o aparador, ou fixos na parede, sob a forma de quadros. Procure evitar a sobreposição de itens cromados ou espelhados, pois o ideal é que estas peças sejam colocadas do mesmo lado da parede, geralmente em salas de tamanho médio ou grande.
A melhor parede para se usar um espelho será aquela que vai refletir, de modo estratégico, algo que você gostaria de destacar, como os móveis e os objetos de decoração. Ao utilizar espelhos grandes, que possuem um grande alcance e irão refletir o contexto geral do ambiente, a atenção deve estar voltada ao ambiente todo, na boa disposição dos móveis.
É fundamental enfatizar que os espelhos multiplicam os itens ao redor, algo que pode se tornar inconveniente em determinados ângulos da sala de jantar.
Outro ponto importante é o estudo de paginação dos espelhos em função do limite das chapas. O estudo de paginação leva em consideração o tamanho da parede em que o espelho será colado, as dimensões das chapas (2,40×3,21m) e as dimensões dos acessos das residências, que no caso dos edifícios seriam os elevadores e/ou escadas. Este estudo é feito para definir o tamanho de cada chapa a ser cortada pela vidraçaria e quantas serão, assim teremos um resultado harmonioso no ambiente, com as chapas em tamanhos proporcionais para a parede. Uma dica para conseguir melhores resultados é instalar os espelhos sempre em superfícies planas.
Por Marcelo Bastos, da Marcelo Bastos Arquitetura.