Os espelhos são grandes aliados na decoração. Afinal, essas lindas peças além de agregarem valor estético ao espaço, auxiliam na iluminação, realçam a presença de móveis e trazem a sensação de amplitude ao ambiente, deixando-o maior do que é realmente. E em se tratando de espelhos decorativos, o espelho fumê pode ser uma das alternativas certas para o seu projeto.
Neste post, nós da Viva Decora iremos eliminar suas principais dúvidas sobre espelho fumê, bem como, dar dicas especiais de como você pode incluir essa linda peça na sua decoração. Confira e se inspire!
Veja Também:
O que é espelho fumê?
Antes de prosseguir com o conteúdo é importante que você entenda o que é fumê? Ou melhor que tipo de cor é essa? A cor fumê se refere basicamente a um tom meio esfumaçado, variando entre cinza e marrom escuro. Logo, pode-se afirmar que o espelho fumê é composto por uma cor mais escura e esfumaçada.
Na decoração, o espelho fumê traz um toque de sofisticação e requinte para o espaço e realça a presença de móveis. Seu baixo efeito reflexivo além de garantir que a peça seja muito mais resistente a riscos e embasamento, tem a função de quebrar a iluminação excessiva de um determinado cômodo da casa, escritório ou espaço comercial.
Vale ainda comentar que o espelho fumê costuma ser até 25% mais caro, quando comparado ao espelho transparente tradicional visto seu acabamento diferenciado.
Espelho fumê X Espelho bronze
Devido o vidro fumê variar entre as cores de cinza e marrom escuro é comum muitas pessoas confundirem o espelho fumê com o espelho bronze. Mas, afinal, qual a diferença entre espelho fumê bronze?
A principal diferença entre espelho fumê e espelho bronze está diretamente atrelada a iluminação de um ambiente. O espelho fumê reduz a iluminação e realça as cores dos móveis presentes no cômodo. Enquanto o espelho bronze aumenta a iluminação dos ambientes internos. Nesse contexto, o espelho fumê se conectando melhor com tons mais frios e metálicos, enquanto o espelho bronze melhor se harmoniza com tons terrosos e dourado.
Como usar o espelho fumê na decoração?
Agora que você já conhece de perto as características do espelho fumê, chegou a hora de incluí-lo na sua decoração. A sala de estar e a sala de jantar ganham uma nova perspectiva na presença do espelho fumê. Isso porque, o espelho grande fumê na sala além de realçar a presença de determinados móveis do ambiente, ele também traz a sensação de amplitude ao espaço, deixando-o maior do que é realmente.
Na cozinha o espelho fumê pode ficar fixado diretamente na parede do cômodo ou estar disperso no acabamento das portas dos armários. No projeto decorativo abaixo, optou por incluir o espelho fumê na parede da bancada da pia, refletindo torneira, fogão e demais utensílios.
Nos dormitórios, o espelho fumê normalmente faz parte do acabamento das portas do guarda-roupa de casal e infantil, mas seu material também pode ser encontrado no acabamento de gavetas das cômodas, penteadeiras, escrivaninhas e criado-mudo.
No entanto, para aqueles que buscam um decoração mais moderna e sofisticada a dica é fixar o espelho fumê na parede da cabeceira da cama. No quarto de casal abaixo, observe a conexão entre o espelho fumê com os demais objetos decorativos em tons de preto e metálicos.
Os banheiros e lavados não ficam de fora, viu?! Nesses espaços o espelho fumê pode ser fixado tanto na parede como ficar disperso pelas portas e gavetas dos armários de banheiro. No projeto decorativo repare que o espelho fumê além de decorar a parede do banheiro de granito preto, ele faz parte do acabamento da bancada da pia.
O espelho fumê também pode compor a estrutura de diferenças peças decorativas como porta retratos, vasos, travessas e kit banheiro com saboneteira líquida. A bandeja espelhada fumê, por exemplo, é uma peça extremamente versátil visto que sua estrutura pode ser utilizada para diferentes fins como suporte de taças e copos e suporte de perfumes e itens de higiene.
Como limpar o espelho fumê?
Ao contrário do que muitos acreditam não é difícil realizar a limpeza dos espelhos. No entanto, é preciso tomar certos cuidados para que a escolha dos produtos de limpeza não danifiquem ou causem manchas em seu acabamento. Neste contexto, já adiantamos abaixo uma lista de produtos que NÃO devem ser usados durante a higienização.
Como limpar espelho fumê: lista de produtos para NÃO usar
- Cloro;
- Amoníaco;
- Lixa;
- Esponja áspera;
- Panos que soltem fiapos;
- Água sanitária.
Agora que você já sabe quais produtos Não devem ser usados na etapa de limpeza dos seus espelhos, separamos abaixo um passo a passo simples de como realizar a higienização do seu espelho fumê com detergente neutro. Confira!
Como limpar espelho fumê com detergente neutro: passo a passo
- Faça uma mistura de 100ml de água com quatro gotinhas de detergente neutro.
- Mergulhe um pano ou esponja macia na mistura e aplique no espelho fumê;
- Use um outro pano seco e limpo, que não tenha fiapos, para secar o espelho;
- Caso ache necessário, use um cotonete para limpar os cantinhos do espelho;
- Pronto! O espelho ficará brilhando no seu ambiente.
E aí, gostou das dicas? Então, se inspire em mais algumas imagens da nossa galeria e renove sua decoração incluindo um lindo espelho fumê no ambiente.