Ligada por muitos ao místico, a espada de São Jorge é uma planta lindíssima e que está super em alta. Ou seja, essa pode ser a opção ideal tanto para quem acredita que ela pode proporcionar um certo tipo de proteção ou mesmo para quem só quer levar um pouquinho de beleza natural para dentro de casa.
Conheça um pouco sobre a espada de São Jorge e descubra qual é o significado dessa linda planta, como plantá-la e também como cuidar dela.
O que significa a planta espada de São Jorge?
Originária da África, a espada de São Jorge, cujo nome científico é Sansevieria trifasciata e que também é chamada de espada de Ogum, é considerada uma planta protetora, como a arruda e a aroeira, por exemplo. Porém, não é o tipo de planta utilizado no jardim vertical.
A resposta pode ser a mesma para quem quer entender o que significa a planta espada de São Jorge e para quem pensa “espada de São Jorge: para que serve?”: a planta espada de São Jorge é comumente usada como amuleto contra energias negativas. Ou seja, ela serviria como uma espécie de “escudo”, protegendo o local onde é colocada, como próximo ao aparador.
Outra resposta para a pergunta “o que significa a planta espada de São Jorge?” é prosperidade. Se for esse o seu desejo, o mais recomendado é cuidar para que a sua espada de São Jorge tenha as bordas amarelas.
Posts relacionados
Existe também outra resposta para os que se questionam “espada de São Jorge, para que serve?”. A planta espada de São Jorge é conhecida por purificar o ar do local em que fica e por por promover uma boa produção de oxigênio à noite. Por isso, experimente colocá-la ao lado do sofá ou próximo a rack, como feito na foto acima.
E, claro, seu visual com folhas rajadas e altas é capaz de deixar os ambientes da casa ainda mais estilosos! vale a pena colocar a espada de são jorge até na área da churrasqueira.
Como cuidar de uma espada de São Jorge?
A espada de São Jorge é uma planta bastante resistente e que sobrevive em áreas externas com sol e também em áreas internas com menos incidência de luz e vento. Por isso, para quem busca saber como cuidar de uma espada de São Jorge, é legal ter a noção de que são poucos os cuidados necessários.
Basicamente, para saber como cuidar de uma espada de São Jorge, basta regar de uma a duas vezes por semana. E, se quiser fazer um arranjo ou combinação bem bonita, pode unir a sua planta espada de São Jorge com cactos e suculentas, que também não exigem tanta atenção.
A espada de São Jorge na decoração
Com belas folhas rajadas, a espada de São Jorge é bonita e capaz de se destacar na decoração dos mais variados ambientes da casa, levando um toque de cor e de natureza para o espaço.
Como já dissemos, a espada de São Jorge é uma planta de fácil cultivo e que precisa de poucas regas, adaptando-se bem ao clima brasileiro. Por isso, ela pode ser adotada tanto pelos mais experientes quanto pelos iniciantes nessa arte de manter plantas em casa.
E, como ela se adapta tanto à sombra quando ao sol, ela é considerada superversátil, podendo ser usada em vários cômodos. Portanto, você pode tanto colocar a espada de São Jorge no quarto quanto na sala, no hall, na área de serviço, quintal, enfim, onde quiser.
Além disso, a planta espada de São Jorge combina com vários estilos de decoração, dos mais moderninhos aos mais tradicionais. Então pode apostar nela sem medo!
Você pode fazer um jardim externo com plantas mais resistentes, como os cactos altos e espadas de São Jorge. Uma boa alternativa também é mesclar as espécies da planta, já que existe uma boa variação de tamanhos e cores de folhas.
Se a área externa da sua casa não tem jardim, você pode investir em uma área com vasos grandes e espadas de São Jorge. Para ter a proteção da planta, o recomendado é colocá-la na entrada da casa, de preferência à esquerda da porta.
Para as áreas internas, também há diversas formas de usar a espada de São Jorge: jardins internos, jardins verticais, vasos pequenos na sala de estar ou no banheiro, próximo ao gabinete para banheiro, em vasos bonitos e criativos em cantos vazios, dentre outras opções.
Caso não tenha muito espaço e queira colocar uma espada de São Jorge no quarto, por exemplo, ou ainda na mesa de escritório ou na sala de estar, pode apostar em uma mini espada de São Jorge sobre a mesa ou o criado-mudo. Uma coisa é certeza, essa planta dá mais personalidade para o ambiente e cria uma conexão com a natureza.