A escultura de parede traz personalidade para a decoração e expressa os gostos e preferências dos moradores da casa. No mercado, as esculturas de parede podem ser encontradas em diferentes tamanhos, formatos, cores e materiais. Tanto as versões 2D como 3D dão forma e movimento ao espaço, além de agregar um toque criativo e ousado.
Logo, se você deseja trazer esse toque irreverente e especial para a sua decoração, porém ainda está em dúvidas sobre como inserir uma escultura de parede em casa, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, eu separei diversas dicas e modelos de esculturas de parede que podem complementar a decoração do seu espaço. Confira!
Veja Também:
Escultura de parede: arte que decora e transforma o ambiente
Uma coisa é certa: as esculturas já existem há séculos pelo mundo. Conhecidas pelo seu caráter peculiar decorativo e representativo, pouco a pouco foram conquistando cada vez mais espaço na decoração de ambientes internos. Logo, o que antes era apenas retratado por monumentos e estátuas de grande porte ao ar livre, hoje, elas tomam novas formas sendo representadas principalmente pelos modelos de escultura de parede.
Por que investir em uma escultura de parede?
- Esteticamente, a escultura de parede valoriza muito o espaço;
- Sua estrutura é democrática e pode complementar diferentes cômodos da casa;
- Transmite um caráter cultural para a decoração do cômodo;
- Traz personalidade e imprime os gostos e preferências dos moradores;
- Complementa a decoração de espaços vazios na parede;
- Na decoração a escultura de parede pode substituir quadros, porta retratos, papel de parede e até adesivos.
Como usar a escultura de parede em ambientes internos
Antes de mais nada, é importante que você entenda que a escultura não cumpre a mesma função em um espaço, ou seja, cada lugar reserva uma apresentação única daquela arte exposta. Assim, dependendo do cômodo onde a peça é colocada, a escultura de parede poderá ter mais ou menos destaque.
Para facilitar essa compreensão, separamos abaixo algumas dicas de como a escultura de parede pode ser percebida em diferentes ambientes da casa:
- Escultura de parede para hall de entrada: ao ter acesso a fachada da casa, a pessoa pode se deparar com uma escultura de parede que antecede o estilo dos moradores, trazendo uma prévia do que possivelmente estará no restante dos cômodos;
- Escultura de parede para sala de estar: neste espaço, a escultura é fixada acima do sofá de canto e normalmente é complementada com outros itens decorativos e móveis presentes no local, ou seja, seu papel de destaque acaba sendo compartilhado com os demais elementos do cômodo;
- Escultura de parede para corredor: pode se tratar de uma área de circulação de pessoas, a escultura de parede pode receber um spot de luz (focos de luz) para realçar ainda mais sua presença no espaço;
- Escultura de parede para quarto: neste espaço, a escultura realça ainda mais a personalidade dos moradores e sua estrutura pode ser fixada tanto sobre a cabeceira da cama como em um espaço vazio do dormitório, completando assim a decoração;
- Escultura de parede para sala de jantar: por se tratar de um ambiente de confraternização, tanto os moradores quanto frequentadores do espaço podem apreciar a escultura de parede de forma tranquila enquanto realizam suas refeições.
Atenção! Para evitar que seu ambiente fique com a decoração sobrecarregada procure incluir uma ou no máximo duas esculturas por cômodo. Além de fazer uma avaliação antecipada do local onde a peça ficará exposta, fique atento quanto ao tamanho, formato e cor da escultura para que a mesma se harmonize com o estilo do local e com os lustres do ambiente também.
Dicas para escolher a escultura de parede ideal para o seu ambiente
Cada ambiente da casa imprime um estilo decorativo particular. Por esse motivo, antes de investir na compra de uma escultura de parede é importante que você avalie se a estrutura da peça (tamanho, formato, cor…) condiz com o ambiente em que ela será exposta.
Para te auxiliar nesse processo de escolha, separamos abaixo os estilos mais comuns de escultura de parede que podem complementar sua decoração:
- Estilo clássico: normalmente feita em mármore ou granito (remete ao período da Grécia antiga e Roma), a escultura de parede com estilo clássico costuma seguir representações de figuras e rostos humanos;
- Estilo contemporâneo: aqui há mais liberdade, tanto no uso de materiais quanto na técnica de construção, ou seja, para esse estilo não existe uma escultura de parede padrão;
- Estilo abstrato: estilo que preza pela liberdade de construção. Uma única arte é capaz de provocar diferentes sensações e interpretações.
Conheça diferentes tipos de escultura de parede
No mercado, há uma infinidade de modelos de escultura de parede que complementam com estilo e bom gosto diferentes ambientes da casa. Logo, cada peça irá exercer um papel peculiar em cada cantinho exposto. Por isso, além de se atentar quanto ao tamanho, formato e cor é importante avaliar qual o tipo de material que compõe a estrutura da escultura. Confira abaixo quais são as materiais mais comuns que podem fazer parte da construção da sua escultura de parede.
Escultura de parede em MDF
Se você está a procura de uma escultura acessível e democrática deve apostar na compra de uma escultura de parede em MDF, pois além da versatilidade sua estrutura combina facilmente com outros itens decorativos do espaço. A personalização do material também chama a atenção, uma vez que a escultura de parede em MDF com o passar do tempo pode ser reconfigurada com novos acabamentos.
Escultura de madeira para parede
A escultura de madeira para parede é similar à MDF, porém sua estrutura é feita com madeiras mais nobres e dependendo do processo de construção até madeiras maciças acabam sendo usadas. Neste caso, vale a atenção quanto a procedência da madeira, ok? Verifique a presença de etiquetas (certificações e origem da madeira).
No ambiente, a escultura de madeira para parede é democrática e pode ser facilmente combinada com outros materiais como inox, aço, ferro, vidro e assim por diante.
Escultura de ferro para parede
A escultura de ferro para parede costuma se harmonizar facilmente com ambientes que seguem um estilo minimalista, moderno e/ou contemporâneo. O ferro por sua vez permite a criação de diferentes propostas artísticas. Aqui, a escultura de ferro para parede pode seguir uma linha mais abstrata como tomar a forma real de animais e letras, por exemplo.
Escultura de parede em aço
De longe, a escultura de parede em aço parece bem semelhante a estrutura de ferro. No entanto, o aço por se tratar de um material mais maleável e leve permite a criação de diversas outras figuras com contornos bem mais delicados.