Nos últimos anos, a busca pela sustentabilidade e pelo aproveitamento dos recursos naturais na construção vem norteando inúmeros projetos residenciais e comerciais. Dentro desse contexto, vamos destacar essa linda e aconchegante casa localizada na cidade de Mucugê (BA), um dos pontos mais bonitos da Chapada Diamantina.
A casa de 98 m², que emprega elementos da construção sustentável, pertence a um jovem casal empreendedor, sem filhos. Toda a construção foi planejada pelo arquiteto e proprietário do imóvel, Igor Menezes Portela e toda a instalação do sistema de energia solar conectado no imóvel foi feito pela empresa NeoSolar. Confira os detalhes desse projeto e se inspire!
Veja também:
- Claraboia: Como Funciona, Tipos, Vantagens e +46 Projetos
- Telhado Verde: Como Funciona, Vantagens, +63 Projetos Incríveis
- Casa Container: +80 Projetos, Preços e Dicas de Construção
- Cobertura de Vidro: Saiba Onde Usar +49 Projetos Charmosos
Janelas amplas marcam presença em diferentes ambientes da casa e favorecem a entrada de luz natural e ventilação no cômodo. Nas paredes, o tijolo ecológico e modular traz sustentação para a morada e permite ao casal a ampliação do imóvel caso os planos para aumentar a família se concretizem.
Na decoração, cores sóbrias e elementos atemporais com base neutra predominam nos espaços o que facilita a atualização das composições por meio de pequenas intervenções como troca das almofadas, tapetes, cortinas, vasos, quadros coloridos e porta retratos.
Para que o projeto fosse viável, todo o consumo energético do imóvel foi projetado e dimensionado de modo que o casal pudesse aproveitar tanto o projeto luminotécnico idealizado quanto o uso de eletrodomésticos e eletrônicos presentes na cozinha, sala de estar e quarto.
Dessa forma, assim que o projeto básico ficou pronto, o arquiteto e proprietário do imóvel seguiu para o projeto executivo e estruturou de forma detalhada toda a iluminação da casa. O arquiteto por sua vez projetou uma boa iluminação, toda em LED, ao qual estivesse apta a ser alimentada por um sistema solar Off Grid (não conectado à rede elétrica).
Vale comentar, que a energia solar Off Grid não foi uma escolha dos proprietários no primeiro momento, mas sim uma alternativa encontrada já que próximo à casa não há rede elétrica. Logo, para que se tornasse viável o projeto, alguns pontos de luz e luminárias que permitiam uma iluminação mais indireta e confortável foram deixadas de lado.
Com o projeto pronto em mãos, o arquiteto entrou em contato com a NeoSolar, empresa especialista em projetos de energia solar Off Grid, ao qual foi responsável pela instalação das placas fotovoltaicas no imóvel.