A edícula simples se trata de uma pequena construção localizada no fundo do terreno de um imóvel. Normalmente, elas são um anexo à casa principal e assumem funções distintas, a depender das necessidades e expectativas dos moradores.
Dessa forma, a edícula simples pode ser projetada para ser usada como área de serviço simples, área gourmet ou até como cômodo para possíveis hóspedes da residência (quarto e banheiro).
Por isso, se você está em busca de dicas e inspirações para a construção da sua edícula simples, veio ao lugar certo. Neste post, vamos compartilhar diversas dicas criativas de edícula simples para que você possa aproveitar bem o terreno sem ultrapassar o orçamento definido. Confira!
Veja também:
Casa com edícula simples: traga valor para a área externa
A edícula simples vem conquistando cada vez mais espaço nos projetos residenciais, já que sua estrutura além de trazer mais funcionalidade para a área externa, também agrega valor à arquitetura do imóvel, quando o mesmo é alugado ou vendido.
Mas, afinal o que caracteriza uma edícula simples? A edícula simples se trata de uma casa ou construção pequena, normalmente localizada no fundo de um terreno.
Para que serve a edícula simples?
A edícula simples pode assumir funções distintas, a depender das necessidades e expectativas dos moradores. É comum fazer uso da edícula simples como área de serviço ou área gourmet com churrasqueira, forno de pizza e fogão a lenha. No entanto, é possível encontrar projetos que usam a edícula simples como sala de TV ou como cômodo para possível hóspedes (quarto e banheiro).
Como acertar no modelo de edícula simples
A edícula simples pode exercer diferentes funções no terreno, a depender das necessidades e expectativas dos moradores. Por isso, antes de iniciar a obra é fundamental definir qual a função da edícula pequena simples. Observe abaixo as diferentes formas que este espaço pode ser usado.
Edícula pequena e simples
Se a ideia é criar um ambiente aconchegante na área externa, seja para a contemplação da paisagem ou para a pratica de meditação busque construir uma edícula pequena e simples com móveis que irão te proporcionar conforto como sofá, poltrona, ou rede de descanso.
Além disso, uma boa iluminação também pode contribuir para uma edícula mais funcional e acolhedora, principalmente se você gosta de usar essa área para receber visitas em casa, logo, invista em luminárias, spots de luz ou mesmo arandelas para a decoração.
Edícula com churrasqueira simples
Se você não abre mão de ter um cantinho gourmet na sua área de lazer pequena a dica é apostar na construção de uma edícula com churrasqueira simples. No projeto abaixo, a mesa com cadeiras, a bancada com banquetas, os armários embutidos e a iluminação em pendentes valorizam ainda mais o espaço da churrasqueira de tijolo.
Edícula simples com piscina
A edícula simples com piscina é o combo perfeito para quem aprecia reunir familiares e amigos em casa. Principalmente quando se trata de uma edícula com churrasqueira, forno de pizza ou fogão à lenha. Afinal, a entre os mergulhos é possível apreciar um belo churrasco ou petiscar diferentes pratos e bebidas.
Como decorar uma edícula simples?
Nas paredes da edícula simples você pode fixar peças de artesanato, esculturas ou até quadros coloridos, com frases descontraídas ou com imagens temáticas que estejam de acordo com a finalidade do projeto.
Para acomodar as pessoas na edícula simples você pode investir em uma bancada com banquetas, mesa com cadeiras ou fazer uso de puffs. Já para a organização de itens de cozinha, por exemplo, você pode fazer uso de uma linda cristaleira rústica, prateleiras e armários aéreos.
Aposte também no uso de vasos de plantas e floreiras de madeira com plantas e temperos, pois eles trazem frescor e atraem boas vibrações para o espaço.
5 dicas para construir uma edícula simples gastando pouco
Para construir uma edícula simples gastando pouco é preciso definir um orçamento e colocar em prática um bom planejamento. Definir pontos importantes antes de começar a obra é fundamental para que suas necessidades e expectativas sejam alcançadas. Entre eles, destaca-se a finalidade do projeto (edícula como lavanderia, edícula como área gourmet, edícula como sala de TV…) a quantidade de cômodos, uso de eletrodomésticos específicos, etc.
Pensando nisso, separamos abaixo cinco dicas que certamente irão ajudar você a começar a projetar a sua obra. Confira!
- Faça um planejamento: defina um orçamento, pense na finalidade do projeto e esboce suas ideias no papel, pois assim ficará muito mais fácil repassar essas informações para o profissional de arquitetura;
- Busque um profissional de arquitetura: Mas, por que contratar um arquiteto? O arquiteto possui uma formação específica que o permite reunir a criatividade, a técnica, a estética e a funcionalidade de espaços, o que facilita a criação de um projeto único respeitando o seu orçamento;
- Preze por materiais com bom custo-benefício: procure sempre utilizar materiais de boa qualidade, mas que não estejam acima do preço do mercado;
- Saiba negociar valores dos materiais: verifique se o orçamento dos materiais de construção podem ser feito em partes ou se pagando à vista, algum desconto será oferecido pela loja, como dica procure tentar comprar grandes quantidades de material de construção em apenas um local (pisos, rodapés, fios…) para facilitar a negociação;
- Busque assumir a responsabilidade de algumas tarefas mais simples: se você apresenta alguma habilidade manual e tem conhecimento prévio sobre determinadas tarefas que fazem parte da obra, faça. Pintar paredes e fixar armários embutidos, por exemplo, podem ser feitos por você caso tenha conhecimento.