Você está interessado em construir a casa dos seus sonhos? É possível realizar este sonho e deixar uma experiência agradável! Faça o plano certo e veja como iniciar um projeto com mais facilidade!
Pensar em como a casa será construída não é uma tarefa simples, mas não precisa ser sinônimo de estresse, dores de cabeça e conta no vermelho. Ter um bom plano e um orçamento sólido é o primeiro passo para um trabalho bem-sucedido. O investimento em materiais de alta qualidade e a contratação de mão de obra qualificada também terão impacto significativo no andamento do projeto.
Se você está um pouco confuso e não sabe por onde começar, analise todas as informações neste artigo. Neste artigo, explicaremos tudo o que você deve saber sobre como economizar dinheiro ao construir uma casa. Dessa forma, o trabalho de alta qualidade pode ser gerenciado de maneira mais fácil, segura e oportuna.
Veja também:
Contrate um arquiteto
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, contratar profissionais como arquitetos, engenheiros e construtores para fornecer serviços profissionais é a maneira mais inteligente de economizar dinheiro na construção de moradias.
Esses profissionais conhecem a melhor tecnologia, os melhores fornecedores de materiais e a melhor mão de obra para construir sua casa com a melhor relação custo x benefício. Portanto, não ignore essa etapa.
Utilize materiais bons e econômicos
Apesar de termos visto tantos acabamentos bonitos em revistas, não há necessidade de escolher a opção mais cara para produzir resultados impressionantes. O concreto, assim como os tijolos, e certos tipos de madeira também podem funcionar bem e são muito mais baratos. Além disso, os materiais óbvios não são apenas uma tendência na arquitetura, eles são um estilo.
Aproveite elementos naturais
Uma maneira de entender como economizar custos de construção é usar elementos feitos à mão em certos lugares. Isso não só ajuda a economizar dinheiro, mas também tem um impacto mais orgânico e personalizado, tornando sua casa mais acolhedora e atraente.
Faça você mesmo
Se você tem algumas habilidades, conhecimento específico ou apenas prática, saiba que você pode economizar muito fazendo certas coisas. Vale a pena conferir o que você pode fazer, convidar amigos para ajudar e providenciar um churrasco quando a casa estiver pronta!
Preste atenção aos materiais e estrutura
Os materiais e estruturas expostos devem ser protegidos, ou seja, isolados e impermeáveis. Isso vai economizar em manutenção futura e problemas importantes.
Contrate mão de obra qualificada
Mão de obra qualificada é fundamental para concluir o projeto no prazo e com qualidade. No Brasil é fácil encontrar mão de obra barata, mas também há muitas dores de cabeça. Sempre busque sugestões, especialmente de projetos que você conhece e projetos para os quais você gostou dos resultados.
Não foque em revestimento
Certos materiais não requerem revestimento, polimento ou pintura. É o caso de concreto, cimento liso ou ladrilhos de cerâmica. O custo de construção deste revestimento é baixo, por isso pode poupar dinheiro. Sem falar na manutenção, que é quase desnecessária.
Casas modulares ou pré-fabricadas
Casas modulares ou pré-fabricadas são ótimas para economizar tempo e dinheiro na construção. Seus módulos são confeccionados em local especial e trazidos ao local, prontos para montagem. Simples, barato e rápido!
Quanto custa construir uma casa?
Verdade seja dita: construir uma casa não é barato. O valor total varia bastante de acordo com o tamanho do lote e do padrão de acabamento da obra. Em termos de custo-benefício, o investimento compensa (e muito). Isso porque, estamos falando de um bem durável, que vai agregar no seu patrimônio para o resto da vida. Sem dizer que, se por algum motivo futuramente você quiser se mudar, poderá alugar ou vender a moradia, muitas vezes com o valor bem superior ao investido.
Outro ponto é que, entre optar pela construção de uma casa ou comprar um imóvel pronto, construir, dependendo da sua expectativa, acaba saindo mais em conta. Até porque, não será necessário se preocupar com reformas, já que tudo estaria dentro do padrão desejado. Para calcular os custos em sua totalidade, é necessário considerar cada fase da obra — estrutura, alvenaria, cobertura e acabamento — analisando gastos com os materiais acrescidos da mão de obra.
A palavra de ordem é: economizando na hora da obra, tanto na hora de encontrar bons fornecedores de materiais quanto para contratar os trabalhadores, mas fique atento porque muitas vezes o barato sai caro. Fato é: não adianta você gastar seu dinheiro com profissionais desqualificados ou material barato e acabar comprometendo o prazo de entrega ou o padrão da obra.
Equilibrar essas questões ajuda a planejar melhor o valor total do projeto sem se preocupar com retrabalho e deslizes no financeiro. Então já sabe: mais vale investir em bons profissionais e material de primeira linha do que ter prejuízo com reparos futuros logo após fazer a mudança.
Quer mais dicas como essas? Esse texto foi feito pelo time da Embracon.