A echeveria, também conhecida como rosa de pedra, é um dos tipos de suculentas mais adorados para jardins, floreiras e vasos decorativos. Ela possui um formato semelhante a uma rosa tradicional e coloração exótica, que faz com que a planta seja ainda mais chamativa.
Com a grande variedade de tipos de echeveria, é possível encontrar plantas que variam entre 5cm e 20cm – as chamadas rosa de pedra gigante. Tem para todos os gostos!
Mas antes de comprar a suculenta echeveria, é necessário conhecer os diferentes tipos e a melhor forma de cuidar da planta, para ter um jardim bonito e saudável. Por isso, confira abaixo tudo que você precisa saber para ter a suculenta echeveria e dicas infalíveis de rosa de pedra como cuidar em casa. Veja!
Veja também
- Como Plantar Babosa: 4 Formas Práticas de Cultivá-la Dentro de Casa
- Planta Jiboia: Como Cuidar, + 62 Ideias para Decorar sua Casa
- Vaso de Parede: +56 Ideias Lindas para Decorar sua Casa
- Pacová: Como Cuidar, +44 Ambientes Decorados com Plantas
Tipos de echeveria
Embora o formato da rosa de pedra flor seja muito característico, existem diferentes tipos de echeveria para comprar e decorar sua casa, como deixar acima do criado mudo, rack ou aparador. Abaixo, selecionamos as três mais famosas para você conhecer e escolher a que mais gosta. Confira!
Echeveria elegans
A echeveria elegans também é conhecida como bola de neve mexicana. Ela é conhecida pelas rosetas apertadas de folhas verde azuladas ou azuis, com cerca de 10 cm de largura. Algumas, quando bem cuidadas, podem chegar até 30cm. Lindas, você pode considerar como uma rosa de pedra gigante!
Assim como outros tipos, a echeveria elegans precisa de uma boa iluminação e regas moderadas para desenvolver.
Echeveria glauca
A echeveria glauca, em relação a outros tipos, é um pouco difícil de encontrar. Diferentemente das outras, ela é mais “fechadinha” e pontuda.
Outro fator que distingue a echeveria glauca é a sua tonalidade verde azulada ou acinzentada.
Rosa de pedra como cuidar
Aprender sobre a rosa de pedra como cuidar é mais fácil do que você imagina. Assim como qualquer outro tipo de suculentas, elas não dão trabalho. Basta encontrar o local certo para receber iluminação diária e regar conforme a necessidade da planta.
Abaixo, listamos tudo que você precisa saber para cuidar da suculenta rosa de pedra, a echeveria, da forma correta.
Iluminação
A suculenta echeveria gosta da luz do sol, porém, apenas uma parte do dia. O ideal é que ela receba luz direta apenas de manhã e final da tarde – em que a luz é amena.
Para não ter erro, coloque sua suculenta em ambientes iluminados e fique de olho em como está a rosa de pedra flor. Se perceber que está danificada, troque o local até encontrar a iluminação perfeita para a planta rosa de pedra.
Regas
A rega é um dos tópicos mais importantes para qualquer flor. Caso você erre na quantidade, sua rosa de pedra flor pode morrer ou não desenvolver tanto quanto deveria nos vasos.
A planta rosa de pedra deve ser regada moderadamente. Não precisa molhar a planta todos os dias, o ideal é regar apenas quando o solo estiver seco. Mesmo assim, não encharque o solo, isso pode apodrecer as raízes da planta. Deixe o solo úmido e já será o bastante.
Caso você não regue a planta o suficiente, as folhas ficarão borrachudas (porque é nelas que a planta armazena a água) e a suculenta rosa de pedra para de crescer. Até mesmo a rosa de pedra gigante.
Adubação
Não é necessário adubar a terra da suculenta rosa de pedra, a echeveria, pois ela se adapta a diferentes tipos de solo. Porém, se preferir, você pode usar adubos para cactos e suculentas a cada três meses para ajudar na planta.