Os tapetes, sejam eles tapete de crochê, de retalhos ou outros, são um item que pode ser essencial numa decoração. Ele traz aconchego ao ambiente, alem de permitir que andemos descalços sem problemas. Para tornar sua casa mais alegre, fizemos uma parceria com o Blog Elo7 e trouxemos um PAP de Tapetes de Retalhos de Tecido, da lojista Michelle de Pano.
Os tapetes de retalhos são formados por retalhos de várias cores cortados em formato circular; um tecido de base para se costurar os retalhos; tecido para o forro; tiras de tecido para as bordas do tapete.
Veja o PAP de tapetes de retalhos
Materiais:
- 1 pedaço de tecido medindo 50cm x 80cm para a base de costura dos retalhos.
- 18 pedaços de retalhos em estampas variadas medindo 16cm cada.
- 4 pedaços de retalhos em estampas variadas medindo 28cm cada.
- 1 pedaço de tecido grosso medindo 50cm x 80cm para o forro.
- 2 tiras de tecido medindo 8cm x 50cm e 2 tiras de 8cm x 80cm, para as bordas.
Medidas do tapete: 50cm x 80cm.
Passo a passo:
1. Recorte num papel um círculo de 16 cm de diâmetro e um com 28 cm de diâmetro para servirem de molde.
2. Risque nos retalhos estampados, e corte neles 18 círculos de 16cm e 4 círculos de 28cm.
3. Você pode usar os retalhos em forma de círculo ou modificar seu formato após cortá-los, deixando ovais ou como preferir. O importante é que o tamanho não seja muito diminuído.
Veja também:
+Tapetes em Croche: Passo a Passo Fácil
+Tapetes de Barbante: 75 modelos para Inspirar
4. Coloque os círculos cortados por cima do tecido de base (não o forro), escolhendo a posição de cada um de acordo com seu gosto, desde encubram o tecido de base. Ou se quiser, pode-se deixar a base aparecer entre os círculos.
5. Costure primeiro os círculos que ficarão mais embaixo, e por último os que você quer que apareçam inteiros. É interessante deixar dois círculos grandes por baixo, e depois adicionar o resto em volta. Os círculos devem estar costurados de forma bem firme. Pode usar pontos decorativos, ou então ziguezague, para que o tecido fique bem preso e a borda não desfie com o uso.
6. Costure o tecido do forro por baixo do tecido de base.
7. Contando 3 cm a partir da borda do tapete de cada lado, costure a tira de acabamento.
8. Vire, e na parte de trás (forro) do tapete dobre as margens da tira pra que fique no mesmo tamanho que da parte da frente, sempre escondendo as rebarbas.
9. Costure passando pesponto pra assentar a parte da frente.
Esse tapete pode ser feito com vários tamanhos de tecido, podendo ser aproveitados os retalhos que o artesão tiver disponíveis.
Tapete pronto:
Veja mais um passo a passo de tapetes de retalho