A divisória de gesso é uma alternativa econômica para aqueles que desejam separar os ambientes da casa, escritório e estabelecimento comercial. Versátil e democrática a divisória de gesso além de ser facilmente instalada, pode ser estruturada com recortes, desníveis, partes vazadas e até curvas, tornando-se uma opção inteligente para quem quer substituir as tradicionais divisórias de alvenaria.
Logo, se a sua intenção é incluir uma divisória de gesso no seu projeto, te convido a ler este conteúdo até o final. Neste post, vamos compartilhar os diferentes tipos, as vantagens e as desvantagens, bem como, inúmeros projetos que fizeram uso da divisória de gesso. Confira e se inspire!
Veja Também:
Como é a estrutura de uma divisória de gesso?
A divisória de gesso se trata de uma parede feita com estrutura de alumínio e seguidamente coberta por placas de gesso acartonado, fixadas diretamente nesses perfis metálicos. No entanto, dependendo do ambiente é preciso estar atento quanto ao tipo de chapa de gesso que será utilizado para formar a divisória de gesso. Essas chapas de gesso se diferenciam em cores, sendo eles:
- A chapa rosa, chamada de RF é mais resistente ao fogo, por isso é muito usada em áreas de bancada com fogão cooktop e ambientes com lareira;
- A chapa verde, chamada de RU, é mais indicada para áreas molhadas como banheiro, cozinha e área de serviço;
- A chapa branca, chamada de ST, é a versão mais simples e costuma ser usada em forros e paredes de ambientes “secos” como sala de estar, sala de jantar e quarto.
Qual o valor de uma divisória de gesso?
Segundo pesquisas realizadas no mercado, o preço médio do metro quadrado da divisória de gesso pode variar entre R$ 110,00 e R$ 160,00. Agora em se tratando de uma estrutura de alvenaria esse valor pode aumentar 20%. Vale comentar que a oscilação de preço está diretamente ligada com a mão de obra contratada e com a disponibilidade do gesso na região.
Quais as vantagens e desvantagens de usar divisória de gesso?
Dentre as inúmeras vantagens associadas a instalação da divisória de gesso, podemos destacar:
- A montagem da divisória é rápida e consiste em uma obra seca;
- Apresenta um custo-benefício de instalação interessante quando comparado a construções de alvenaria;
- Depois de pronta a divisória de ambiente em gesso pode receber diferentes acabamentos como pinturas, mármores, azulejos, etc;
- Sua estrutura pode ser facilmente combinada com outros acabamentos do mesmo material como sancas de gesso ou até mesmo teto de gesso;
- A divisória pode ser adapta com outros materiais como ferro, madeira, aço, concreto, dentre outros;
- Seu estrutura facilita a instalação de de sistemas elétricos e hidráulicos no ambiente;
- Como a largura da divisória de gesso pode ser feita em diferentes medidas, as mais finas promovem um ganho de espaço em ambientes pequenos;
- Favorece o isolamento acústico e térmico;
- Apresenta resistência ao fogo.
Quanto as desvantagens podemos destacar a resistência, principalmente quando comparada as estruturas de alvenaria, ou seja, o gesso apresenta uma resistência menor aos impactos. Por isso, esteja atento quanto a fixação de móveis e objetos decorativos na divisória.
Conheça diferentes tipos de divisória de gesso
De maneira a atender as mais diversas necessidades dos clientes, os arquitetos e design de interiores fazem uso dos mais diferentes tipos de divisória de gesso. Abaixo separamos alguns dos modelos que podem fazer parte do seu projeto.
Divisória de gesso vazado
A divisória de gesso vazado é considerada uma dos modelos mais procurados pelo público, pois permite a separação sutil entre os ambientes, já que a parte vazada além de favorecer a entrada de luz e ventilação também permite a visão parcial do outro cômodo. Em alguns projetos a divisória de gesso vazado pode vir acompanhada de elementos em cobogó, como no espaço abaixo.
Divisória de gesso com iluminação embutida
Se a ideia é trazer pontos de luz para a decoração do ambiente procure investir na construção de uma divisória de gesso com iluminação embutida (spot de luz, fita de LED, etc). No projeto abaixo, os nichos com iluminação embutida permitem a exposição de diferentes objetos decorativos.
Divisória de gesso mesclado com outros materiais
Se você não se identifica com a neutralidade do gesso, a dica é mesclar materiais no projeto. Ferro, madeira, aço, concreto são alguns dos materiais que podem trazer ainda mais charme para a sua divisória. No ambiente abaixo, a divisória de gesso com madeira separa os ambientes de sala de estar e cozinha.
Como usar a divisória de gesso na decoração?
A divisória de gesso é versátil e democrática, podendo ser usada em diferentes projetos e ambientes. Casas, lofts, apartamentos, escritórios e estabelecimentos comerciais são alguns dos espaços que podem fazer uso dela.
Nas residências a divisórias de gesso pode decorar e separar os ambientes da sala de estar e cozinha ou até mesmo um quarto com mesa de estudo para home office. No projeto abaixo, a divisória de gesso serviu de apoio para o painel para TV e sua estrutura abraçou graciosamente a bancada para cozinha pequena, permitindo a acomodação de duas pessoas na bancada.
A divisória também pode facilitar a separação de ambientes de cozinha e lavanderia. No ambiente abaixo, os moradores optaram por incluir uma divisória de gesso combinada a estrutura de um vidro jateado.
No quarto a divisória de gesso pode agregar ainda mais a decoração quando sua estrutura recebe recortes e acabamentos diferenciados como é o caso do ambiente abaixo. Observe que os nichos da divisória pintados trazem uma nova perspectiva para o dormitório e auxiliam no suporte de objetos.
No quarto de solteiro ou quarto de casal a divisória feita de gesso pode separar os espaços entre a cama e o closet. O acabamento da divisória feita com pintura mais escura trouxe mais sofisticação para o espaço.
Já no projeto abaixo, a própria divisória de gesso que separa a cama da área do closet, foi usada também como cabeceira de cama, otimizando ainda mais o espaço do dormitório.