A engenharia civil e a arquitetura são duas formações superiores distintas, que dividem grades curriculares semelhantes e que, portanto, se complementam em muitas etapas de um mesmo projeto, mas também apresentam diferenças relevantes. Não é à toa que muitas pessoas ficam em dúvidas sobre qual a diferença entre arquiteto e engenheiro civil.
Por isso, se você também deseja compreender qual a diferença entre arquiteto e engenheiro civil, atente-se aos próximos tópicos. Nesse post, vamos compartilhar informações relevantes sobre as duas profissões. Confira e tire todas as suas dúvidas sobre a diferença entre arquiteto e engenheiro civil!
Veja também:
- Apartamento Studio: 7 Truques de Decoração e +52 Projetos
- Casas de Container Por Dentro: +50 Projetos e 7 Dicas Para Decorar
- Pé Direito Duplo: O Que É, Vantagens e +64 Projetos Para Se Inspirar
- +48 Projetos de Casas com Garagem Lateral e Dicas Para Construir a Sua
- Casa Geminada: O Que É, Vantagens +65 Projetos Para Se Inspirar
Diferenças entre arquiteto e engenheiro civil: História
As figuras de engenheiro civil e arquiteto que conhecemos nos dias de hoje surgiram em momentos distintos da história. A história da sociedade revela que desde seus primórdios, as técnicas de construção eram uma prática coletiva, separada por habilidades que eram transmitidas oralmente de geração a geração.
No entanto, essa prática começou a mudar no período do Renascimento, uma vez que as pessoas começaram a transformar o seu jeito de pensar, reconhecer e prever o espaço em que vivem. Nesse momento de profunda introspecção e análise do entorno, surge a figura do arquiteto solitário, há exemplo do arquiteto Alberti e Brunelleschi.
Já a figura do engenheiro civil surge durante a Revolução Industrial. A engenharia por si só é uma disciplina de origem militar, porém a engenharia civil nasce por meio da dedicação de alguns engenheiros militares durante a construção de galpões industriais na Inglaterra.
John Smeaton foi o primeiro engenheiro civil reconhecido. Smeaton foi responsável pela criação da Sociedade dos Engenheiros Civis, ao qual tinha como objetivo reunir profissionais para conceber e executar grandes obras.
Características dos cursos: diferenças entre arquiteto e engenheiro civil
Para que você compreenda a diferença entre arquiteto e engenheiro civil é fundamental que você esteja aberto a entender as características particulares que cada curso oferece durante a formação desse profissional. Logo, para que você consiga escolher o curso que melhor se encaixa com os seus objetivos e expectativas, separamos abaixo algumas informações importantes sobre a diferença entre arquiteto e engenheiro civil.
Objetivo do curso
Pode-se dizer que o curso de Arquitetura e Urbanismo tem o objetivo de formar profissionais capazes de desenhar e projetar espaços urbanos e construções, a partir da análise de aspectos históricos, culturais, estéticos, ambientais e funcionais de uma região.
Já o curso de Engenharia Civil tem como objetivo formar profissionais capazes de projetar, gerir e executar obras como pontes, rodovias, estações de tratamento de água e esgoto, shoppings e edifícios.
Duração
O ministério da Educação (MEC) exige que tanto o curso de Engenharia Civil como o de Arquitetura e Urbanismo tenham carga horária mínima de 3.600 horas, incluindo estágios supervisionados. Dessa forma, as instituições de ensino distribuem essa carga horária ao longo de 5 anos, totalizando 10 semestres.
Grade Curricular
A grade curricular do curso de Engenharia Civil inclui disciplinas como mecânica dos solos, física, química, geologia, hidráulica, topografia, construção de edifícios, estrutura metálica, saneamento básico e transporte. Enquanto, a grade curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo é composta por disciplinas como história do urbanismo, planejamento urbano e regional, geometria descritiva, tecnologia das edificações e conforto ambiental.
Mercado de Trabalho
Para que o arquiteto e o engenheiro civil possam atuar nas suas respectivas áreas é fundamental que ambos os profissionais tenham o diploma reconhecido em uma das instituições credenciadas pelo MEC, bem como, o registro ativo junto ao conselho que rege a sua profissão.
O engenheiro civil deve solicitar seu registro junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), enquanto o arquiteto deve solicitar seu registro profissional no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).
O mercado de trabalho para ambos os profissionais flutua de acordo com a situação econômica do país. Os arquitetos podem atuar nos segmentos de arquitetura de interiores, arquitetura industrial, restauração de edifícios, desenvolvimento urbano, design de videogames ou até mesmo seguir carreira acadêmica. Já os engenheiros civis podem atuar na construção de edifícios, pontes, estádios, aeroportos, bem como, nos segmentos de infraestrutura, transporte, recursos hídricos e saneamento.
Tem como ser engenheiro e arquiteto?
Sim. Profissionais e estudantes de engenharia civil podem completar sua formação no curso de arquitetura, assim como, profissionais e estudantes de arquitetura podem obter complementação em engenharia civil. Existem diversos cursos de pós-graduação que permitem a formação desses profissionais.
O engenheiro pode assinar projetos arquitetônicos?
Sim. Em 2021, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu que a elaboração e a execução de projetos arquitetônicos competem também aos engenheiros, ou seja, a assinatura de projetos arquitetônicos não se trata de atividades privativas de arquitetos e urbanistas.
Quanto ganha um arquiteto e um engenheiro civil?
No Brasil, segundo a Lei 4.950-A de 1996, os profissionais de Engenharia, Química, Arquitetura, Agronomia e Medicina Veterinária têm seus salários determinados por uma tabela fixa, ao qual é vinculada ao salário mínimo vigente no país e relacionada à jornada de trabalho diária do profissional.
Em 2019, por exemplo, o salário médio de um engenheiro civil foi de R$ 8.483 para uma jornada completa de 8 horas de trabalho por dia. Enquanto que para um arquiteto o salário médio foi de R$ 4.499 para uma jornada completa de 8 horas de trabalho por dia.
Agora que você já sabe qual a diferença entre arquiteto e engenheiro civil, compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e ajuda familiares e amigos a também entender quais são as particularidades que diferenciam um profissional do outro.