Texto escrito por Marcelo Bastos, Arquiteto da Marcelo Bastos Arquitetura
Para deixar a sua casa mais completa, bem decorada com elegância e requinte, nada melhor do que usar lustres ou pendentes.
Modernos, grandes, pequenos, clássicos, simples, vazados. Não importa o modelo e o tamanho, essas peças tem o poder de trazer graça ao ambiente, além de produzirem uma marcante.
Em geral, a diferença entre estas peças (lustres e pendentes) é que o lustre possui mais lâmpadas, postas em suas ramificações (extremidades), o que resulta em uma iluminação abrangente. Os pendentes, possuem menos lâmpadas com uma iluminação mais direta (focada).
Na hora de escolher, o principal cuidado é verificar as dimensões do lustre, de modo a encaixar no espaço onde será instalado e evitar que ambientes pequenos fiquem com lustres grandes, o que ocasiona a sensação de diminuição do espaço. Outra dica é evitar que esse item contenha muitas peças plásticas e o soquete de plástico. E por fim, observe o peso e o sistema de fixação.
Como os lustres são peças de iluminação elaboradas, com muitos detalhes, é melhor utilizá-los nas salas de estar, jantar e halls. Na sala de estar e nos halls, os pendentes também são ótimos para serem colocados sobre mesas laterais ou nos cantos das paredes.
Na sala de jantar, procure por um modelo no mesmo formato da mesa,ou seja, se ela for redonda, ilumine-a com uma peça redonda. A distância recomendada entre o lustre e a mesa é de 75 a 95 cm, lembrando que quando ficam mais próximos da mesa criam um ambiente mais intimista.
Utilizar espelhos posicionados estrategicamente de modo que reflita seu lustre, garante um maior destaque a ele.
Nos quartos, prefira os lustres que irão deixar o ambiente à meia luz, trazendo mais aconchego, ou pendentes sobre mesinhas e criados mudos.
Para a cozinha, evite a utilização dos lustres com muitos detalhes, pois a gordura proveniente dos alimentos rapidamente irá impregnar nele, tornando-o sujo, dificultando a limpeza e conservação. Neste ambiente prefira os pendentes lisos. Já para a área de serviço, a recomendação é não utilizar este tipo de peça, pois eles podem atrapalhar a rotina no dia a dia.
Lembre-se sempre de levar em conta a função dos ambientes para que a decoração não tire a praticidade dos espaços.