Trabalhar em casa tem se tornado cada vez mais comum, seja em período integral ou como complemento ao trabalho externo. Em qualquer um desses casos, a forma de montar um home office, ou seja como o home office é planejado interfere diretamente no rendimento do trabalho e no bem-estar em geral.
Confira algumas sugestões para montar um home office!
Um dos primeiros pontos em que deve ser pensado, na hora de montar um home office, pois faz muita diferença na ambientação é a cor. E para escolher a cor ou as cores ideais para um home office, não existe receita de bolo, como “azul é bom” ou “verde é ruim”. Além das preferências pessoais de cada um, o que deve ser analisado são as características do ambiente em questão e o resultado pretendido.
Assim, para trabalhos que exijam motivação, é ideal utilizar cores mais fortes, porém em pequenas quantidades, para não sobrecarregar. Já para tipos de atividade que exijam concentração e tranquilidade, cores amenas funcionam melhor. Tons neutros e acinzentados são curingas já que remetem a sobriedade, que muitas vezes, se encaixa bem com o conceito de escritório.
É interessante montar o home Office em um ambiente separado de cômodos com funções de relaxamento ou de lazer como o dormitório ou a sala de TV. Isso porque um dos maiores desafios de se trabalhar em casa é saber dosar os momentos de descanso com os de obrigação. Se o local de trabalho estiver dentro desses ambientes, como frequentemente ocorre, é essencial deixá-lo “psicologicamente separado” das demais funções, criando uma setorização bem definida através de cores diferentes ou com móveis que dividam os espaços mesmo que parcialmente.
Para que o espaço fique funcional, é preciso que existam armários e espaço de bancada de acordo com as necessidades específicas de cada um. Portanto, trabalhos que mexam com muita papelada requerem gavetas do tipo arquivo, para armazenar pastas, enquanto outras funções demandam maior área livre na superfície da bancada para o computador e outros materiais de apoio.
Serviços manuais exigem normalmente alguma mesa ou bancada mais resistente, onde se possa cortar papéis ou manusear materiais que façam sujeira sem problemas. As superfícies mais adequadas são as de vidro ou de pedra, por serem mais resistentes. As alturas e medidas em geral devem ser planejadas com cuidado e de acordo com o usuário, já que home offices costumam ser locais com muito tempo de permanência, e posições desconfortáveis podem gerar desmotivação e dores a longo prazo.
A iluminação ideal para home offices, seja ela direta ou indireta, é a luz branca, que desperta mais e mostra as cores com mais eficácia. Porém nada impede que ela seja misturada com toques de luz amarela, caso seja importante deixar o ambiente mais acolhedor.
Texto escrito por Fernanda Dias Goi, arquiteta, do site Dicas de Arquitetura