A Black Friday 2021 está chegando e os consumidores aguardam ansiosamente pelos descontos e promoções. Considerando o quanto tudo encareceu desde o início da pandemia, esse é o momento que muita gente espera para economizar um pouco comprando mais barato.
Em meio a essa “chuva de ofertas”, é importante manter a calma e a atenção para fugir dos famosos golpes escondidos atrás de um super desconto. Por isso, hoje trouxe 5 dicas bem úteis para você aproveitar a Black Friday deste ano com segurança, evitando cair em armadilhas e golpes. Pegue as dicas e aproveite para comprar mais barato: móveis, eletrônicos, roupas e muito mais!
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1. Verifique o site
A primeira dica é verificar se o site que você da loja onde você está pesquisando é confiável. Analise cuidadosamente se você está no site verdadeiro. Muitos golpistas acabam criando sites falsos de lojas existentes para roubar dados pessoais, bancários e dinheiro.
Saiba diferenciar: Esses sites falsos costumam ser esteticamente idênticos aos originais, porém o endereço da página eles não conseguem copiar. Portanto, observe se o endereço do site está escrito corretamente, se não há letras faltando ou fora do lugar.
2. Pesquise a reputação da loja
Se você está comprando em uma loja pela primeira vez, pode utilizar sites como o Consumidor.gov.br e o Reclame Aqui para investigar sua reputação. Por eles você pode ver um pouco mais sobre a qualidade de serviço ou produto dessa loja, bem como a postura no atendimento ao cliente.
3. Fique atento aos preços muito baixos
Tudo bem que na Black Friday procuramos justamente por preços baixos. Mas se estiver muito abaixo dos demais preços do mercado, desconfie! Já diz o famoso ditado: “quando a esmola é muita, o santo desconfia”. Nada descreve melhor, não é mesmo?
Então, fique atento! Não se deixe atrair por números tão baixos, pois pode acabar custando caro e gerando dissabores. Para evitar essas situações, você pode utilizar ferramentas de comparação de preços, como o zoom, por exemplo.
4. Conheça a política de troca e cancelamento
É importante que a loja seja clara a respeito de seus procedimentos caso o consumidor se arrependa da compra e resolva trocar ou mesmo devolver o produto, o que ele é autorizado a fazer segundo a Lei do E-Commerce (7.962/13). E não se esqueça que todo consumidor tem sim o direito de devolver qualquer produto comprado pela Internet em até 7 dias corridos, contados a partir da data de entrega, mesmo que este não apresente defeitos.
Cada site tem sua maneira própria de apresentar essas informações, mas todos eles são obrigados a fazê-lo. Se você visitou o site da loja e não encontrou essas informações, entre em contato com um atendente. Se ele alegar que a loja não realiza trocas e devoluções, a melhor coisa é desistir da compra e procurar uma loja mais confiável.
5. Documente sua compra
Uma dica interessante e que pouca gente faz é tirar prints (capturas de tela) durante o processo de compra.
Faça essas capturas durante o atendimento via whatsapp, por exemplo, salvando as informações mais importantes ou algo específico que foi combinado. Se a compra for feita direto pelo site da loja, salve a página do produto que comprou. Dessa forma, você pode usá-las como evidência do que foi ofertado a você, caso surjam divergências futuramente.
Além disso, não se esqueça de guardar os e-mails da compra onde geralmente já contém todas as informações do seu pedido.
Lembrando sempre que a intenção não deve ser prejudicar o lojista, e sim proteger os seus direitos, ok?