Nada como ter um pouco de natureza dentro de casa e uma das formas mais saborosas de ter isso é criando uma pequena horta. Acredite, mesmo em espaços bastante pequenos é possível criar algumas hortaliças em casa. Plantas como capuchinha, sálvia, manjericão, cebolinha, bálsamo, sálvia e alecrim, são fáceis de se manter num jardim em casa. No geral, é necessário algumas horas de sol e regas diárias.
O ideal é manter as espécies separadas, pois algumas plantas são invasoras e acabam dominando todo um espaço. As hortelãs e as salsinhas, por exemplo devem ser separadas das demais espécies, para não haver perdas de plantas. Entretanto há espécies que se dão bem vivendo num mesmo ambiente. Algumas delas são alecrim, tomilho e sálvia; manjericão, anis, carqueja e sálvia; e manjericão, manjerona e cebolinha.
Veja Também:
Uma das maiores vantagens de ter uma horta em casa é o fato de poder manter ela orgânica. Você pode dispensar o uso de químicos para acabar com as pragas, substituindo por elementos naturais que repelem esses invasores. Um dos artifícios mais utilizados é a torta de neem, que auxilia no adubo e repele pragas. Você pode utilizar húmus de minhoca, torta de algodão ou torta de mamona, também. Caso opte pela torda de mamona tome cuidado com cachorros e crianças, pois ela é tóxica.
Dicas para manter sua horta saudável
Aposte em uma variedade de ervas, temperos e, se possivel, frutas e leguminosas. Além de deixar a sua horta mais colorida e aromática, você pode experimentar formas diferentes na cozinha e encantar seus convidados
O vaso é uma das peças chave para uma horta saudável. Ele deve possuir uma boa drenagem da água, para assim excluir um dos problemas mais críticos para a horta de ervas e temperos: o apodrecimento da raiz.
Outro fator muito importante é a preparação do solo. Seja em vasos de barro, potes de vidro, pneus, canteiros ou caixas, a terra precisa ser preparada e adubada com equilíbrio. É bom sempre pesquisar qual o adubo ideal para cada planta, mas para o geral a terra não teve conter pedras e o solo deve estar bem fofinho. Se for plantar em vasos pode ser interessante colocar uma parte de areia. Quanto ao adubo, misture duas partes de terra comum e uma parte de composto orgânico ou húmus de minhoca.
Quanto à luz, é ideal que a horta esteja ao sol por, no mínimo, quatro horas por dia. Algumas plantas como a lavanda, o tomilho, o tomilho limão, o alecrim, o capim-limão e a citronela são mais resistentes aos ventos, entretanto é indicado que todos estejam num local protegido.
As podas devem ser constantes, quanto mais folhas são retiradas, mais folhas crescem. As flores do manjericão, por exemplo, pode ser retiradas também, pois roubam todo o aroma das folhas. Para manter suas ervas verdes, vivas e cheirosas aconselhamos podar frequentemente.
Por fim, você pode cultivar algumas árvores frutíferas, como laranjeiras e limoeiros. Algumas espécies são perfeitas para vasos, pois já são naturalmente menores em comparação com outras. A Laranjeira Citrus japônica, por exemplo, possui porte menor e frutos pequenos, se tornando proporcional, linda e produtiva para vasos.
Confira abaixo um vídeo com uma dica sensacional!
Depois que definimos quais plantas é ideal ter na horta em casa, o próximo passo é a forma que fica melhor no seu ambiente. Uma horta vertical, vasos suspensos, canteiros no terreno, aproveitando itens reciclados, enfim… há uma variedade de opções.Por isso, separamos algumas inspirações de horta para a sua casa.