Com a chegada do verão, muitos são os brasileiros que procuram maneiras de amenizar a intensidade do calor. Ventilador e ar-condicionado são grandes aliados para ajudar você a passar por essa estação, mas não são os únicos. Na hora de construir ou reformar uma casa, arquitetos investem em alguns truques para tornar as casas localizadas em regiões quentes (como as de praia ) mais adequadas. Conversamos com a arquiteta Claudia Krakowiak Bitran, do escritório KTA, de São Paulo, para ouvir quais dicas de arquitetura ela dá para tornar a morada mais fresquinha. Confira as dicas da profissional.
1. Construa uma casa com ventilação cruzada.
Segundo Claudia, essa é a melhor alternativa de ventilação em uma residência de áreas mais quente. Nada mais é do que distribuir as janelas em paredes opostas ou perpendiculares, possibilitando ao ar que entra pelas janelas cruzar o ambiente em direção à outra abertura.
2. Invista em brises e telas solares.
“São duas soluções que colaboram para minimizar a incidência direta do sol no ambiente e, portanto, do calor”, sugere a profissional.
3. Use e abuse do verde.
Sim, as plantas podem ser utilizadas para sombrear o ambiente, minimizando a incidência direta do sol. “As trepadeiras também favorecem manter a temperatura baixa e a umidade do ambiente. Ao se fazer um jardim vertical, por exemplo, mantemos a umidade do ambiente mais confortável”, exemplifica a arquiteta.
4. Aposte em cores claras, como o branco.
“As cores mais claras refletem a luz solar, enquanto que as escuras absorvem. Portanto, quanto mais claro, mais fresco o ambiente”, indica Claudia Krakowiak Bitran, do KTA.
5. Não escolha qualquer revestimento.
Sim, da mesma forma que é preciso ter cuidado na hora de escolher o revestimento dos ambiente e preferir os chamados frios e atérmicos. “Minha sugestão são os revestimentos cerâmicos, como porcelanatos e pedras, que são os revestimentos frios; outra opção são os revestimentos atérmicos, como os cimentícios”, indica.