Certamente, manter a roupa de cama sempre lisinha não é uma tarefa das mais simples. Considerada uma missão ingrata, ela realmente exige paciência, dedicação e muita força de vontade.
Mas, como desamassar roupa de cama? Essa pergunta pode ter muitas respostas, e nós tentaremos dar todas elas aqui.
Primeiramente, o ideal é tentar não amassar as roupas de cama, pelo menos não muito. Apesar disso, sabemos que isso é praticamente impossível. Consequentemente, devemos pensar nos profissionais que conseguem deixar as roupas de cama lisinhas: o pessoal dos hotéis. Eles, certamente, fazem isso diariamente e têm muito sucesso.
O truque é, simplesmente, borrifar essa mistura logo após colocar o lençol na cama. Depois disso, passe a mão esticando o lençol e ele ficará completamente esticado. Além disso, não se preocupe da cama ficar um pouco úmida, uma vez que o álcool evapora e deixará tudo bem seco em pouco tempo.
O processo com a mistura pode ainda ser repetido com as fronhas do travesseiro.
Acima de tudo, existem outras ações que podem ser feitas para desamassar roupa de cama. Consequentemente, a parceria entre o Área de Mulher e o Viva Decora resolveu listar cinco ações para ajudar a deixar a roupa de cama lisinha.
Veja também:
Confira 5 ações para desamassar roupa de cama e deixar tudo liso
1. Lavagem
Primeiramente, o cuidado para que essas peças especiais fiquem lisinhas começa na lavagem. Obviamente deve-se lavar as peças brancas separadas das coloridas. Da mesma forma, as peças de algodão devem ser limpas separadas das de poliéster ou mesmo das de tecido misto.
Acima de tudo, as roupas de cama devem ser secas sempre ao sol. Isso deixará elas mais macias e cheirosas. Além disso não esqueça de usar amaciante e desinfetante à base de formol na lavagem e vinagre no enxague para neutralizar odores e retirar todo o resto do sabão.
2. Passar roupas de cama
Primeiramente, o ideal é dobrar a roupa logo após pega-la do varal. Consequentemente, na hora de passar a roupa, ela não estar amarrotada em excesso.
Além disso, você deve passar as bordas dos lençóis primeiro para que eles possam dobrar mais facilmente. Por fim, passe as fronhas abertas e depois as dobre ao meio na largura e depois ao meio novamente.
3. Guardando a roupa
Acima de tudo, uma roupa de cama recém passada deve ser guardada logo abaixo das outras que já estão no armário. Isso garantirá que ela fique esticadinha.
O ideal é guardar essas peças no armário, e se por acaso o espaço for pequeno guarde tudo em um baú.
4. Arrumação
Primeiramente, o ideal é que você use um protetor de colchão para que ele aumente a vida útil dessas peças e as deixe mais macias. E, claro, use lençol com elástico por que ficam mais esticados na cama.
Abra o lençol em cima da cama para deixar as quedas nas laterais do mesmo tamanho. Em seguida coloque o sobre lençol e puxe a parte da dobra até a cabeceira da cama.
O edredom deve ser colocado de modo que a queda nas laterais e na parte da frente tenham o mesmo tamanho. Além disso, a sobra de edredom da cabeceira deve ser virada junto com a dobra do lençol.
5. Bônus: Perfume
Certamente você aprendeu a desamassar a roupa de cama e deixar tudo lisinho, mas ainda existe mais um toque especial para deixar sua cama perfeita: o aroma.
Deixe ela cheirosa espirrando três vezes ao dia água perfumada na cama após arrumá-la.