As suculentas são boas alternativas para quem deseja decorar jardim, sem precisar ter muito trabalho e atenção. Suas folhas possuem formatos graciosos, e definitivamente não se encaixam nos estereótipos tradicionais de jardins floridos. Além de serem diferentes umas das outras, as suculentas são fáceis de cultivar, pouco exigentes no trato do solo e irrigação, e crescem lentamente podendo ser mantidas num mesmo vaso e local por muito tempo.
Decorar jardim com suculentas: uma boa ideia
No paisagismo da sua residência, as vantagens no uso de suculentas são ainda maiores, pois dada a variedade de formas, tamanhos e texturas, a combinação das diferentes suculentas dentro dessa gama de opções deixa seu cantinho ainda mais belo e rico. Na natureza elas são encontradas em regiões geralmente muito áridas, logo são plantas quase que autossuficientes, que dispensam maiores cuidados.
São espécies que caíram no gosto de todos por conta de sua versatilidade, algo que têm em comum com a espada de São Jorge. Vão bem em vasos, ambientes internos, jardins. Outra vantagem é o fato de as suculentas requererem cuidados semelhantes no que diz respeito ao solo, luminosidade e regas, logo pode se misturá-las num mesmo lugar sem uma espécie prejudicar a outra.
As folhas ‘gordinhas’ dessas plantas funcionam como reservatório de água. Dai o motivo de serem levemente inchadas. Suas folhas são ornamentais, mas também muito sensíveis.
Além de exigirem poucos cuidados, suculentas são fáceis de multiplicar. Em alguns casos é só separar um das mudas que acaba de nascer junto à planta que a gerou para gerar uma nova composição. Em outros, basta destacar uma das folhas e replantar essa folha destacada para dar origem a uma nova planta.
Se depois de todas essas informações, bateu a vontade de cultivar alguma atente-se a algumas dicas simples: o solo deve ser arenoso, assim como o local onde por milhares de anos elas aprenderam a se desenvolver e viver. Para isso, misture uma parte de areia a duas partes de substrato (proporção de 1:2). Esse deve ser o solo no qual irá plantá-las. As regas são bem esporádicas – a cada quinze dias no verão. No inverno é melhor tomar mais cuidados para não deixar o solo úmido, e se for necessário regue menos ainda. Tente mantê-las a sol pleno ou em locais com boa luminosidade, e as adube uma vez por mês com torta de mamona e NPK 10-10-10.
Veja como criar um mini jardim de cactos e suculentas com rolhas
Henrique Vital é colaborador do Viva Decora e paisagista dedicado a melhorar a vida das pessoas utilizando elementos presentes na natureza que nos cerca.