Há quem prefira uma estética mais minimalista, outras preferem itens mais artsy. Mas aqui no Brasil, com toda a certeza, também temos muitas adeptas à decoração tropical chique. Como por exemplo a Gabi Aguiar, estilista da Maria Filó. Não é para menos: a paixão pelo visual está no sangue.
E foi a casa dela que hoje inspirou nosso post. Pelas imagens já dá para ter uma ideia de como o espaço é acolhedor, desde o sofá superconfortável até a assinatura tropical que remete à selva com vários vasos de plantas. Afinal, quem não gostaria de dormir cercada pelo verde e pelo perfume da Mata Atlântica? Mesmo que de uma forma inspiradora, sem levar ao pé da letra.
Para esse resultado, vale abusar de objetos de frutas, como coco e abacaxi. No caso da Gabi, a eleita é a banana, que ela expõe no seu “museu particular” nas mais variadas versões. No centro de mesa, nos cachos de madeira na cozinha…
A fauna é outra grande protagonista do estilo. Os ícones da decoração tropical são as flores, claro, e folhagens de coqueiros e bananeiras. Mas vale abusar de qualquer tipo de planta, inclusive as reais!
Veja Também:
Papéis de parede: aliados desse estilo
Sem dúvida, esse é um dos grandes trunfos da atmosfera tropical. O recurso, aliás, faz toda a diferença e imprime personalidade de sobra e bom-humor para sua casa. Misture com imponentes cadeiras de rattan para manter o mood naturalista. Agora, se o desejo for modernizar, nossa dica é investir em detalhes com cores como o rosa, num duo bem interessante.
A sua selva urbana pode trazer um canto bem selvagem, uma jardim suspenso ou até misturar blocos de concreto com plantas. Uma combinação inusitada e atual, com toda a certeza.
Objetos em formas animais também são bem-vindos, como bancos em forma de zebra, esculturas ou estátuas de felinos, sempre imponentes nesse clima selvagem.
O banheiro, se for iluminado, pode trazer esse clima relaxante com um pout-pourri de plantas. As pendentes são ótimas escolhas para você se sentir rodeada de boas energias do teto até o chão.
Detalhes que fazem a diferença
Outro ótimo recurso para completar o mood são os objetos em ráfia, como luminárias e cestarias. Peças indígenas, feitas à mão, remetem ao tempo, ao artesanal, à calma, à paciência.
No mesmo clima, a madeira traz diferentes texturas da natureza, nuances ricas em detalhes orgânicos, como uma obra de arte naturalista. Pode ser um tronco rústico em forma de banco, persianas de madeira ou mesmo um rack com design exclusivo.
Uma ideia para modernizar é misturar com listras nas estampas das almofadas ou, quem sabe, no papel de parede. Contornos mais gráficos e geométricos criam um jogo de contrastes. Ainda nessa proposta, objetos metalizados são uma pedida esperta. Desde antiguidades até pés industriais para mesas, por exemplo.
Seja qual for sua escolha, aqui o que vale é, acima de tudo, se jogar na exuberância dos trópicos, nas misturas, sem medo de ousar!