Desde tempos muito antigos a cor dourada é usada na decoração como símbolo de riqueza e de poder. Nesta temporada o dourado é uma das cores da moda, e você poderá aplicá-la em qualquer âmbito do seu lar. Nós te ofereceremos alguns conselhos e ideias para que você possa desfrutar do toque cálido e elegante do ouro na sua casa.
O dourado não é uma cor exclusiva das luxuosas mansões, e tampouco deve estar reservado para a decoração natalina. Cada cantinho da sua casa pode ter um elegante detalhe dourado, independentemente do orçamento com o qual você contar.
1- Como posso combiná-lo? A cor dourada combina com quase todas as cores, quentes, frias ou neutrais, mas devemos levar em conta que é uma cor que possui muita presença, portanto, devemos tentar não combiná-la com tonalidades muito fortes, tais como as fluorescentes. As cores que combinam perfeitamente com o dourado são o branco gelo, creme, bege e os tons chocolate, os cinza escuros e o preto, devemos ter cuidado com estes dois últimos para não abusar e terminar sobrecarregando o ambiente. Também podemos ousar um pouco mais e combiná-lo com cores púrpuras e rosadas para conseguir um ambiente exótico e feminino.
2- Paredes: Podemos utilizar uma pintura metálica ou colocar papel de parede, pode ser totalmente dourado ou apenas com alguns motivos ou desenhos na cor ouro em cima de um fundo suave. Se você achar essa ideia muito atrevida, prefira adesivos vinílicos ou debruns com detalhes dourados, eles são capazes de dar elegância a qualquer parede.
3- Tetos: Se você estiver pensando em pintar o teto inteiro de dourado, tente escolher uma tonalidade clara, e que o resto do ambiente apenas tenha tons dourados nos acessórios e nos detalhes. Se você estiver pensando em dar apenas um toque dourado ao teto, pinte-o parcialmente, ou coloque molduras douradas, também existe a opção de recorrer às luminárias embutidas ou penduradas.
4- Móveis e acessórios: Na hora de imprimir um tom dourado permanente aos nossos ambientes são eles os escolhidos. Nos móveis, o dourado é utilizado principalmente nas bordas e puxadores. No banheiro e na cozinha, as torneiras de cobre e os detalhes nos acessórios e nas paredes podem dar um toque dourado bastante elegante.
5- Pequenos detalhes: Se você não se atreve a apostar definitivamente na cor dourada para as suas paredes, tetos ou móveis, os acessórios são um recurso perfeito, molduras douradas para os seus quadros e espelhos, candelabros, baixela, centros de mesa, roupa de cama, almofadas, lustres, enfim, mil e um acessórios que podem ser totalmente dourados ou somente com algum detalhe.
Um conselho de “ouro”: prudência
Devemos ter muito cuidado para não sobrecarregar os espaços; a cor dourada deverá integrar-se ao resto da decoração na sua justa medida, a qual estará determinada em grande parte pelo resto das cores do ambiente. Se você não tiver certeza, antes de tomar qualquer decisão, será melhor deixar-te assessorar por um decorador.
Texto escrito pela equipe do Habitissimo.