Não existem dúvidas que sustentabilidade é a palavra do momento. Cada dia mais buscamos hábitos de vida e consumo consciente, e isso está modificando muito positivamente várias áreas da nossa vida. E é claro que decoração não poderia ficar de fora, afinal, decorar é antes de qualquer coisa, exercitar a criatividade e a inovação.
Essa filosofia “do lixo ao luxo” vem para mostrar que não é preciso gastar fortunas para decorar um ambiente com estilo. Uma decoração com materiais reciclados é sinônimo de personalidade, criatividade e até requinte, e o melhor é que essa tendência pode ser aplicada em qualquer tipo de decoração, das mais básicas e industriais às clássicas e sofisticadas.
Para você que se interessa por esse assunto e quer se tornar um consumidor mais consciente, separamos 6 ideias de móveis feitos com materiais reciclados para você se inspirar e criar os seus aí também.
Veja também
- Como Fazer Crochê: Confira Dicas Essenciais para Quem Está Aprendendo
- Sofá de Palete DIY: Passo a Passo com Vídeo + 81 Inspirações Lindas
- Piscina de Paletes Bara em 6 Passos Rápidos
- Mesa de Carretel: Como Fazer a Sua em 5 Passos +32 Exemplos
1. Arara de canos PVC
Essa dica vai especialmente pra os apaixonados por decorações minimalistas. As araras de cano PVC são excelentes alternativas para um quarto clean, que preze pela simplicidade e tons neutros.
Tudo que você precisa para criar a sua arara de canos de PVC é de tubos finos e alguns conectores. A grande vantagem dessa peça é que você pode fazê-la do tamanho, largura e altura que quiser. Assim, você monta uma arara sob medida para você e ainda complementa a decoração do quarto.
2. Criado-mudo de caixote de feira
Simples, práticos e muito versáteis, os caixotes de madeira são, sem dúvidas, os coringas para qualquer estilo de decoração sustentável. Essa caixa de madeira que você encontra em qualquer feira ou supermercado, já é um clássico da reutilização e parede ter sido feita sob medida para os criados-mudos.
Basta lixar, envernizar e pronto! Você também pode pintar, colocar pés estilizados ou até dispor várias caixas para criar formatos e alturas diferentes para sua mesa de cabeceira.
3. Mesa lateral com cesto de roupa
Quer uma mesa lateral simples e bonita para ficar ao lado do sofá na sala? Tudo que você precisa é de um cesto de roupas sujas e um tampo de madeira ou vidro.
Essa ideia é muito barata e o resultado fica surpreendentemente sofisticado. Esse tipo de mesa também fica ótima ao lado da cama ou até como mesa de centro. Deixe a criatividade falar e pinte o cento com uma cor viva, metalizada, ou faça um degradê.
O resultado fica tão bonito que nem parece que a mesa foi feita com um item que custa menos de trinta reais.
4. Puff com pneu velho
Sabe aquele pneu velho que já não tem mais nenhuma utilidade e só está ocupando espaço? Ele pode se tornar um puff super estiloso para sua casa, e o melhor é que você pode personalizá-lo da forma que quiser.
Uma opção bem simples é pintar a parte externa do pneu e revestir o topo com uma base de MDF estofada. Mas se a ideia é mudar completamente a cara do objeto, você pode cobrir o vão com uma chapa de madeira e revestir toda a peça com tecido, pompons ou até uma corda de sisal. Veja como fica lindo!
5. Mesas e aparadores com gavetas velhas
Essa é uma dica preciosa para decorar gastando pouco: gavetas velhas. Antes de descartar completamente aquele móvel velho, considere guardar uma ou duas gavetas para criar um item de decoração inusitado para sua casa.
Além de serem super simples de fazer, os móveis feitos com gavetas dão um charme muito descolado ao ambiente. Você pode simplesmente fixar uma pequena gaveta ao lado da cama, ou criar pernas para uma gaveta maior, que servirá como aparador para a sala.
Sofá de pallets
Móveis feitos com pallets também são queridinhos na decoração sustentável. Os pallets de madeira são muito resistentes e têm uma boa durabilidade, ideias para criar móveis que exigem maior sustentação, como os sofás ou camas.
Esse tipo de sofá combina com uma decoração leve e natural, principalmente se você decidir manter os pallets em sua cor natural.
O assento pode ser feito com almofadas futon ou um colchão que você não usa mais. Versatilidade é a palavra chave para descrever essa peça.
Com certeza esses modelos foram o suficiente par te inspirar para investir na decoração sustentável. Como você pôde ver, dá para aliar o artesanato com a decoração de forma bonita, barata e harmoniosa.
Essas dicas de móveis reciclados foram desenvolvidas pela equipe Revista Artesanato.