Por Patrícia Kolanian Pasquini, Designer de Interiores.
Caso real de um projeto de decoração que foi solicitado, para renovação do ambiente, sem grandes mudanças e sem gastar muito.
O quarto de casal tinha um visual um pouco pesado, com papel de parede em tom de vermelho e uma cabeceira estofada com couro ecológico bege.
No novo projeto, solicitei ao tapeceiro para reformar a cabeceira existente, colocando linho em tom fendi. Também projetei novas laterais na cabeceira para alongar o ambiente e deixar o visual mais horizontal. Antes a cabeceira ficava somente no centro da parede, após a reforma o móvel ocupou a parede toda de uma ponta à outra.
Na parte superior, o papel de parede que imita couro, completa o ambiente e deixa o visual leve, nada cansativo.
Um dos criados mudos em laca branca com gavetas foi mantido próximo à janela, e do outro lado foi colocada uma mesa redonda em laca, em tom barbante, para quebrar a simetria. As luminárias são funcionais e também têm um efeito decorativo. De um lado, o pendente amarelo dá um toque de cor. Do outro lado, coloquei uma luminária de leitura com lâmpada, fixada diretamente na cabeceira.
O enxoval da cama foi todo escolhido e coordenado de acordo com o tecido da cabeceira e com o papel de parede, deixando o ambiente agradável, em tons neutros. As almofadas decorativas combinam com o pendente em tom amarelo.
Dicas:
– A luminária de leitura fixa na cabeceira tem a mesma função do abajur: economiza espaço no criado mudo. Muito recomendado para quem tem espaços pequenos.
– A cabeceira estofada é muito confortável para quem gosta de ver TV ou ler na cama.
– Os pontos de tomada e interruptor de luz devem ser colocados no painel de cabeceira para facilitar o uso. Como neste ambiente não tivemos obra, a fiação foi passada por trás do painel de cabeceira. Foi fundamental coordenar a visita do tapeceiro e do eletricista no mesmo dia, para fazer as ligações finais e deixar tudo pronto para o uso.