Dicas de Decoração para Espaços Pequenos
Decoração de casaUma tendência dos tempos em que vivemos, a diminuição da metragem dos apartamentos se deve bastante ao aumento populacional de grandes metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro que, em busca de abrigar todo mundo, passaram a construir unidades menores. Então dependendo do seu orçamento na hora de pesquisar financiamento de imóveis, certamente irá encontrar apartamentos de 15m² a 40m².
Entre os pontos positivos desse tipo de espaço estão a facilidade de manutenção, a redução do investimento na hora de mobiliar e, claro, o valor total do imóvel. Em contrapartida, são apartamentos que exigem uma maior reflexão no momento de decorar devido às suas restrições. Confira nas dicas abaixo algumas formas de trazer mais estilo e conforto para esses ambientes.
Veja também
- Poltrona para Sala Pequena: +57 Dicas e Modelos para Escolher
- Veja +63 Ideias para Cozinha Pequena Decorada
- Decoração de Sala Pequena: +93 Projetos e Dicas Imperdíveis
- Casas Pequenas: Plantas e Projetos para se Inspirar
- Banheiros Pequenos: +87 Dicas e Modelos para se Inspirar
Toques de minimalismo
O tamanho de um apartamento pequeno inspira a adesão de alguns conceitos do estilo minimalista. Antes de mais nada, é preciso entender que o estilo deriva de uma filosofia que basicamente diz “tenha somente o que é útil para a sua vida”. Sendo assim, faça uma triagem do que é realmente relevante e o que pode ser dispensado.
Além de terapêutico, o método irá liberar bastante espaço não só nos cômodos, mas também nos interiores de móveis como armários dos dormitórios e da cozinha. Quanto aos itens que você separou, que tal colocá-los para doação?
Ambientes multifuncionais
Sinal dos novos tempos, os ambientes multifuncionais otimizam não só espaços pequenos como casas e apartamentos maiores. Uma das adaptações mais populares nesse sentido é a transformação de um canto da sala de estar em home office – medida bastante conveniente em tempos de isolamento social.
Outras formas de trazer mais de uma função para um ambiente são a inclusão de uma horta na área de serviço ou varanda. Além de deixar o espaço mais charmoso, você terá sempre temperos fresquinhos para suas receitas. E para quem também tem um quarto de hóspedes (mesmo em um espaço reduzido), uma boa pedida é colocar ali um home theater e, no tempo em que o espaço não está sendo utilizado por visitas, ter a sua sala de cinema particular.
Utilização de móveis sob medida
O mobiliário disponível em lojas do segmento costuma ser padronizado em termos de largura, altura e profundidade. Muitas vezes essas dimensões não atendem de maneira correta às necessidades de quem está comprando, aumentando as chances de frustração na hora de montar e posicionar a peça.
Uma saída para evitar a dor de cabeça é contar com um marceneiro de confiança para projetar móveis específicos para os seus espaços. Seja para construir uma cama, uma prateleira ou conjunto completo de cozinha, a inclusão desse tipo de profissional é super positiva para o seu projeto e os resultados são surpreendentes!
Cores em contraste nas paredes
Ambientes menores pedem a utilização de tons mais sóbrios para não sobrecarregar e causar uma impressão de que o espaço é menor do que ele já é. No caso, uma alternativa charmosa para ganhar um destaque na sala ou no banheiro, por exemplo, é pintar 3 paredes em um tom neutro (como branco ou gelo) e escolher uma parede para pintar de uma outra cor em contraste (como azul, roxo ou amarelo). A técnica é capaz de aumentar espaços e trazer personalidade para sua casa.
Posicionamento correto de espelhos
O uso de grandes espelhos é recomendado para salas menores pois eles “duplicam” os ambientes onde estão localizados. Mas note que tudo é uma questão de posicionamento: um espelho no corredor de frente para uma parede branca não vai te dar muita profundidade. Em compensação, sobre uma mesa de jantar encostada na parede e de frente para a sala pode trazer grandes resultados.
É possível deixar seu apartamento mais acolhedor sem a necessidade de grandes investimentos. Basta uma simples reflexão sobre o que pode ser modificado, desapego na hora de eliminar excessos e bom senso ao escolher os tons de cada ambiente. Boa sorte em seu projeto e até a próxima!
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!