Decoração para daltônicos: exemplos de harmonia e cuidado
TendênciasPessoas daltônicas não conseguem distinguir algumas cores e podem até mesmo ver apenas tons pasteis. Imagine um mundo com cores pouco definidas, às vezes embaçadas, com nuances distorcidas e sem diferenciação entre os tons. Parece bem estranho, não é mesmo? Mas é assim que vive 5% da população mundial.
O daltonismo é um distúrbio da percepção visual, caracterizado pelo não funcionamento dos cones oculares, que são responsáveis por diferenciar as cores. O distúrbio pode estar relacionado à hereditariedade e sua incidência é mais comum em homens do que em mulheres.
Então uma pessoa daltônica não enxerga apenas o preto e o branco? Vai depender da forma da manifestação da doença. Quando é parcial, a pessoa percebe as cores numa tonalidade mais fraca. Ela reconhece, mas sente deficiência em alguns tons.
Enquanto, na forma completa, o indivíduo não enxerga uma cor específica. Assim, ela pode enxergar outra cor no lugar ou confundi-las, como ocorre entre verde e vermelho. Mas, na ausência total de visão de cores, em que a pessoa não enxerga cor alguma (de incidência muito rara, inclusive), o daltônico pode perceber as cores em tons pastéis ou acinzentados. Vale ressaltar que, a maioria dos daltônicos apresentam apenas uma deficiência com relação às cores.
Dicas de decoração para daltônicos
Assim como todas as pessoas, os daltônicos querem deixar sua casa aconchegante para ele, sua família e amigos que os venham visitar. Para isso, é preciso pensar e projetar as cores de forma especial, pois eles enxergarão de forma diferente das demais pessoas e isso influencia na decoração para daltônicos.
Foi criado um sistema para identificação de cores através de símbolos para facilitar a escolha na decoração para daltônicos. O ColorAdd utiliza 5 símbolos que representam as 3 cores primárias: azul, amarelo e vermelho, além do branco e do preto. Quando duas cores primárias são somadas, novas cores secundárias são formadas (ex: verde, laranja e roxo).
A opção de usar cores primárias em detalhes como quadros, luminárias, mesas de centro, banquetas, facilita para o daltônico compreender a ideia da decoração.
O importante é que as combinações sejam agradáveis aos olhos de todas as pessoas que moram na casa, para isso, colocamos algumas opções para facilitar as escolhas de decoração para daltônicos:
Inspirar-se pela natureza: como podemos perceber, as cores da natureza são perfeitas, portanto se escolhermos a combinação de cores que estão presentes na natureza, com seus variados tons, isso ficará bem aos olhos de qualquer pessoa que olhar. A ideia é não complicar, então se já temos uma paleta de cores disponível na natureza, podemos segui-la sem medo. Seguindo essa ideia de natureza, podemos utilizar móveis de madeira, rústicos, e outras texturas que fazem parte das texturas naturais, tanto em móveis como em acessórios e objetos de decoração.
Projeto por A+F Projetos
P&B: a opção do preto e branco é uma ótima escolha, pois as cores combinam e não chocam a sensibilidade dos moradores e visitantes da casa. É possível fazer uma decoração para daltônicos, elegante, bonita e acolhedora utilizando esse esquema de cores.
Projeto por C+H Arquitetura
Monocromático: o branco é o coringa, pode ser combinado com qualquer outra cor, a cor que mais gostar. Mesmo que o daltônico veja outra cor, se combinada de maneira harmoniosa ficará elegante na decoração.
Projeto por Guilherme Torres
Texto escrito pela arquiteta Natalia Ribas