Por estimular os sentidos, a decoração tem o poder de influenciar o nosso bem-estar diário. Por isso, é superimportante pensar com carinho e cuidado no visual de ambientes como o quarto, cuja função primordial é promover o relaxamento. É nessas horas que a decoração minimalista pode ser a sua melhor aliada.
Que tal adotar a decoração minimalista para quarto?
Está com dificuldades para dormir ou desacelerar mesmo depois de um dia exaustivo? Pode ser que o excesso de informações visuais ao seu redor esteja comprometendo o seu descanso! Para solucionar esse dilema, a dica é simples e direta: livre-se das extravagâncias, busque leveza e praticidade no décor do quarto.
Veja 7 dicas para criar uma decoração minimalista no quarto
1. Base neutra e essencial num quarto minimalista
Garantir um entorno neutro e sóbrio, como uma tela em branco, é essencial para a estética minimalista. Com cores claras e poucos elementos nas paredes, cria-se a base perfeita, simples e iluminada para receber os móveis e objetos.
2. Móveis utilitários para uma decoração minimalista
Um quarto minimalista não precisa de muitos móveis, apenas do necessário para uma boa noite de sono. Faça da cama o foco do cômodo e acrescente apenas um ou outro móvel de apoio, como uma mesa de cabeceira ou um cabideiro. Uma dica boa é investir em peças polivalentes, ou seja, que podem assumir mais de uma função no cômodo – um banco pode servir de assento e de apoio para objetos!
3. Acessórios contados nos dedos na decoração minimalista
Nada de encher o quarto com objetos puramente decorativos. Eles acumulam poeira, podem causar incômodos visuais e deixar a atmosfera agitada. Prefira manter apenas aquelas peças mais especiais e funcionais, garantindo espaços livres e facilidade de organização.
4. Menos divisórias é essencial no estilo minimalista
O visual minimalista evoca fluidez e simplicidade. Por isso, nada de criar barreiras desnecessárias no quarto com móveis grandes demais e mal posicionados. Além de atrapalhar a circulação, eles bloqueiam a passagem de luz. Se possível, livre-se de paredes e assuma um layout integrado.
Veja também:
5. Texturas que aquecem a decoração minimalista
É comum relacionarmos o minimalismo com ambientes austeros e frios. Isso não é verdade! Apesar de poucos móveis e objetos, um quarto minimalista pode ser sim muito aconchegante. O truque é investir em texturas confortáveis e que ajudem a aquecer o entorno, como a madeira.
6. Móveis sob medida
Funcionalidade e minimalismo andam de mãos dadas. Por isso, projetar uma marcenaria, como guarda-roupa planejado, que facilite a organização e otimize as funções do quarto pode ser a saída perfeita.
7. Destaque para o design
A proposta do minimalismo envolve soluções inteligentes e funcionais de design. Inclua no décor do quarto uma peça especial que, além de ter um propósito prático, ajude a decorar o ambiente como muita personalidade.
Para cair na cama e relaxar com leveza, simplicidade e acolhimento, abra espaço no ambiente para a filosofia “menos é mais” do minimalismo.
Estas dicas de decoração minimalista para quarto foram desenvolvidas pela equipe Studio LAB decor.