Decoração inspirada em Salvador, mais alegria e energias positivas
Modelos de casaSe você gosta muito de uma cidade, é natural que queira trazer para dentro de casa um pedacinho desse lugar especial. Se esse lugar, para você, é Salvador, não deixe de conferir as dicas que separamos. Cores vibrantes e elementos naturais como madeira, fibras, tecidos, folhagens e cimento queimado podem trazer o clima da capital baiana para dentro da sua casa.
Confira nossas dicas decoração inspirada em Salvador!
Azulejos estampados podem ser utilizados como quadros pendurados nas paredes ou apoiados em pequenas prateleiras ou nichos. Outra dica, para decoração inspirada em Salvador, são as almofadas com estampas diversas, círculos, florais, listras e cores fortes também trazem cor para o ambiente. Uma característica marcante em um projeto inspirado em Salvador são as cores, sejam elas utilizadas nos pisos, revestimentos ou nos objetos e detalhes de decoração como vasos de barro. Tecidos feitos à mão, louças artesanais, quadros, redes e cestos também podem ser pontos de cor interessantes. Além disso, pode-se caracterizar os ambientes explorando outros sentidos, como o olfato, por exemplo, através de aromatizadores que lembram a região. Usar cores fortes, primárias principalmente, nas paredes é outra maneira bacana de remeter a decoração à colorida cidade. Para os sofás, uma estrutura em madeira, ou até mesmo concreto, com um futton por cima dá conta do recado, a mesa de centro em material rústico traz um toque natural ao ambiente.
Espelhos com molduras rústicas e luminárias feitas em elementos naturais, como fibra ou folha de bananeira, garantem uma sensação de aconchego à sala. E para fazer um contra peso com elementos rústicos, é legal apostar na mistura com materiais modernos como geladeira e outros eletrodomésticos com acabamento em aço inox. Afinal a decoração popular brasileira também fica incrível em ambientes contemporâneos.
Essa decoração, inspirada em Salvador, é utilizada em todas as partes do Brasil e até mesmo do mundo. Quando não há um espaço amplo para criar ambientes com móveis grandes como uma espreguiçadeira rústica com um jardim, por exemplo, é possível recorrer a outras soluções como jardins verticais com estruturas em madeira e vasos encaixados ou prateleiras embutidas. Essas estruturas podem ser usadas, inclusive, para “disfarçar” condensadoras de ar condicionado em varandas de apartamento.
Em um ambiente clean, pode-se utilizar peças artesanais, pois elas são expressivas e se destacam ao olhar. Um vaso rústico com folhagem, em cima de rack em laca branca, fica em evidência pelo contraste de cores, a mesma coisa acontece em uma parede branca com obras de arte, quadros, esculturas, tecidos coloridos que também ganham destaque.
Como todo projeto de decoração, é preciso pensar na iluminação como um elemento importante e que faz toda diferença para os ambientes e para suas funções. Por isso não deixe de apostar em abajures trançados em fibra natural, que além de iluminar o quarto, também deixa o ambiente aconchegante.
Texto escrito por Natália Ribas
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!