Decoração Indiana: Como Fazer? 9 Elementos Que Não Podem Faltar
Decoração de casaA decoração indiana vem ganhando cada vez mais adeptos não somente pela sua beleza, mas também pelo seu exotismo evidenciados pela presença de velas, incensos, estátuas e flores nos ambientes. Elementos que por sua vez encantam muitas pessoas que buscam não somente novas ideias de decoração, mas também uma nova forma de compreender a essência da vida.
Por isso, se você deseja mergulhar mais fundo na cultura oriental, te convido a ler este conteúdo até o final. Neste post, vamos compartilhar 9 elementos que não podem faltar na sua decoração indiana. Confira e deixe as cores e o perfume dos incensos e velas invadirem seu ambiente!
Veja também:
Decoração indiana: características e significados
Com os seus excessos e contrastes, pode-se dizer que a Índia é um país que respira religiosidade. A terra do hinduísmo, da meditação e da yoga também é marcada pela presença de deuses conhecidos no mundo todo como o Ganesha, Shiva e Brahma.
O estilo indiano por sua vez se tornou popular mundialmente nos anos de 1960, a partir do movimento hippie, onde as pessoas faziam uso de roupas com estampas coloridas e indianas, incensos, entre outros elementos.
Logo, toda essa cultura religiosa foi pouco a pouco sendo amplamente absorvida para dentro das casas. E hoje, é possível encontrar casas, escritórios e espaços comerciais que apostam neste estilo de decoração e se conectam com o seu simbolismo.
Conheça 9 objetos e elementos que não podem faltar na decoração indiana
A decoração indiana é marcada pela presença tanto do colorido como de objetos e elementos específicos que reforçam sua identidade no ambiente. Confira abaixo nove elementos e objetos que não podem faltar na sua decoração indiana.
1. Cores quentes e vibrantes
A decoração indiana é marcada pela presença de tons quentes e vibrantes tanto nas paredes como nos demais móveis e objetos decorativos presentes no ambiente. Tons de rosa, laranja, vermelho, amarelo, verde e azul são algumas das cores frequentemente encontradas nesses espaços.
Os tons terrosos e crus também são muito bem-vindos como o caramelo, mostarda, areia e a terracota. Vale ainda comentar, que as cores metálicas também exercem forte presença na decoração indiana como o cobre, o bronze e o dourado.
2. Tecidos leves
Na decoração indiana também é indispensável o uso de tecidos coloridos leves e fluídos. No projeto, eles normalmente fazem parte das cortinas ou até mesmo do dossel ao redor da cama. Em alguns ambientes, eles podem inclusive serem usados como divisória de ambientes.
3. Almofadas e futons coloridas
Como a decoração indiana preza muito pelo conforto e pela recepção de familiares e amigos, é natural encontrar sobre os sofás, camas e demais cadeiras a presença de almofadas decorativas e almofadas futons coloridas e estampadas.
4. Invista em móveis baixos
Os móveis baixos também fazem parte da decoração indiana tradicional, por isso não deixe de investir nesses peças. A madeira talhada à mão também é uma arte presente nesse estilo de decoração e se faz presente por meio de móveis e demais objetos decorativos.
5. Velas decorativas e aromáticas
A vela além de deixar o espaço mais intimista, remete a um ambiente místico e misterioso. Por isso, a recomendação é fazer uso delas em alguns momentos do dia. Caso você não saiba como fazer velas, fique ciente que no mercado existem muitas opções com formatos, tamanhos, cores e aromas distintos. No ambiente, você pode expor as velas em castiçais ou optar por instalar as flutuantes em recipientes de vidro transparentes.
6. Incensos
E por falar em aromas, os incensos também não podem faltar na decoração indiana. No ambiente, você pode deixar o incenso exposto sobre um porta incenso até o momento de ser queimado por completo. Vale mencionar que os poderes de cada incenso estão diretamente relacionados com o aroma escolhido.
7. Flores e cestos de frutas
Os vasos de plantas e os cestos de frutas também fazem parte da decoração indiana, seja para trazer frescor, cor, perfumes ou servir como oferenda aos deuses.
8. Estátuas e enfeites indianos
As estátuas e os enfeites indianos complementam a decoração do ambiente. Podem ficar posicionadas em móveis como o aparador, mesa de centro, mesa lateral e criado-mudo. Buda, Ganesha e Shiva são algumas das peças que mais fazem parte da decoração indiana.
9. Altar
O altar é um elemento muito presente nas casas indianas, por isso a dica é reservar um espaço na decoração do imóvel para acomodar um altar com estátuas, velas, incensos, plantas e demais itens que desejar. Para a prática de orações e meditação você pode incluir puffs, almofadas ou futons no chão como assento.
Qual o significado do elefante decorativo indiano na decoração?
Toda a energia boa é sempre bem-vinda, não é mesmo? Não é à toa que muitas pessoas começaram a fazer uso de estátuas e demais enfeites indianos dentro de suas casas, escritórios e espaços comerciais visto a simbologia que estas peças carregam em suas estruturas como é o caso do elefante indiano decoração.
Para o budismo, o elefante é sinônimo de força da mente. Já para o hinduísmo, a religião majoritária, encarna Ganesha um deus com cabeça de elefante que representa prosperidade, boa sorte e sabedoria.
Para Feng Shui, o elefante representa um animal grande, poderoso, mas ao mesmo tempo tranquilo. Quando colocado em diferentes posições na decoração, o elefante pode atender objetivos específicos:
- Quando o elefante tem sua tromba para cima, ele atrai sucesso, sorte e prosperidade;
- Quando o elefante tem sua tromba para baixo, ele atrai fertilidade;
- O elefante virado de frente para porta, abençoa todos os visitantes do imóvel;
- O elefante de costas para a porta de entrada, traz saúde e proteção para quem vive dentro do imóvel;
- O elefante virado para a parte externa do imóvel (varanda, sacada, janela…) tem a função de reduzir as perdas energéticas no ambiente interno.
E aí, o que você achou do nosso post sobre decoração indiana? Gostou?! Então, confira nossa galeria de fotos com mais alguns objetos e elementos usados na decoração indiana.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!