As transformações na vida de um casal começam efetivamente quando surgem os filhos. A começar pela casa, que precisa de pequenas adaptações, para evitar acidentes no dia a dia da criança. Aproximadamente, até os 4 anos, as crianças não obedecem a todos os comandos muito bem e pequenos acidentes como “prender o dedo na porta, colocar o dedo na tomada, mexer no fogão ou em outros eletrodomésticos” são inevitáveis. Segundo dados do Ministério da Saúde, as principais causas de hospitalizações entre crianças de até quatro anos estão quedas, sufocação, queimaduras e intoxicações.
Veja algumas dicas para melhorar segurança das crianças em casa:
Gerais
- É muito comum as crianças colocarem o dedo dentro da tomada. A melhor opção é usar protetores contra choques elétricos, que devem ser resistentes e difíceis de serem retirados pelos pequenos. Também é importante não deixar fios à vista.
- Coloque telas ou grades de proteção nas janelas (em casa ou apartamento).
- Escadas devem ser protegidas com portõezinhos, tanto no topo, quanto na entrada.
- Instale travas na porta dos armários e gavetas para impedir que a criança abra e prenda dedo, ou pegue objetos que possam colocá-la em risco.
- Coloque de protetores de plástico/silicone nas quinas dos móveis.
- Evite fechaduras com trancas automáticas ou chaves fáceis de tirar, para evitar que a criança fique trancada.
Quarto da Criança
Fique atento! Com 90 cm de altura a criança já pode abandonar o berço, pois com esta altura ela consegue ficar em pé e escalar o berço, podendo cair.
As grades de segurança colocadas nas laterais da cama impedem uma possível queda. Nos primeiros anos, essa grade deve ocupar toda a extensão lateral do móvel.
Use e abuse de caixas decorativas para armazenar os brinquedos que costumam ficar no meio do caminho e podem causar acidentes.
Área de serviço e cozinha
são cômodos perigosos, que devem ter acesso restrito, pois oferece riscos variados: intoxicação por ingestão ou contato com produtos de limpeza, queda, devido ao piso poder estar molhado ou engordurado, acesso à objetos cortantes e fogo.
Sala de jantar
Prefira os jogos americanos e evite toalhas compridas, pois ao começar a andar, a criança usa tudo que vê como apoio e, consequentemente, pode puxar a toalha, derrubando o que está em cima da mesa sobre ela mesma (louças, alimentos e líquidos quentes etc.).
Banheiros
Assim como na área de serviço, o ideal é restringir o acesso a esse cômodo, pois é um ambiente com muita água acessível (torneira, chuveiro, vaso sanitário). O melhor é manter a porta sempre fechada, pois a criança pode se afogar com poucas quantidades de água.
Os medicamentos devem ser mantidos em locais altos, fora do alcance das crianças, preferencialmente trancados.
Por Gabrielle Veroneze Mendes, Arquiteta da Urbanity Arquitetura