Em 2013, eu participei da Mostra Decora Líder com uma missão muito especial que era a de criar um quarto para dois irmãos gêmeos adolescentes. Fiz uma rápida pesquisa e percebi que o que os rapazes mais querem é ter espaço de convivência para receber os amigos. Na adolescência, é comum o quarto virar o cômodo preferido para os encontros com os colegas. Lá eles jogam videogames, ouvem música e estudam.
Aposte na decoração de quarto infantil masculino para ambiente dividido por gêmeos
A decoração do quarto infantil tinha que agradar aos dois irmãos. Os móveis, colocados em dobro, tinham que refletir a personalidade única de cada um. Tudo isso aumenta o desafio.
Cores primárias, com uma base neutra, nesse caso a laca branca, trazem movimento e alegria para o espaço. Nas paredes, optei por um azul mais forte e o vermelho que alegraram o quarto, tornando-o ainda mais acolhedor.
Uma estante grande para caber os objetos e livros de duas pessoas. Neste local optamos por colocar os objetos que faziam parte da história dos meninos, como o trem, a bola, carrinhos. Aliás, essa é uma boa dica na hora de decorar. Aproveite objetos que trazem boas recordações, como brinquedos, aquela máquina de costura da vovó, a da sua história. Isso vale para qualquer cômodo!
Voltando ao quarto dos gêmeos, destaque para o espaço de estudos. Aliás, neste quesito, cada um tinha sua mesa e elas eram bem espaçosas. As cadeiras de madeira destacavam-se no quarto. Gaveteiros faziam o papel de bancos entre as duas mesas. Luminárias e luzes colocadas em pontos estratégicos garantiam uma boa iluminação ao ambiente. Sem desculpas para não estudar!
Bancos e puffs sobre tapetes feito de peles de vacas coloridos davam um toque todo especial. Conforto até mesmo para quem optasse sentar no chão. Aliás, isso é algo que os adolescentes adora.
Na cama infantil, colchas num tom de cinza mais escuro e muitas almofadas coloridas. Uma até com a estampa de caveira, que reflete bem esse universo teen. Cortinas de voil para aumentar a luminosidade. Entre as duas camas, uma mesa de apoio e uma grande luminária verde, fazendo um ótimo contraponto.
Em frente a TV, lugares de sobra para reunir a galera e fazer um campeonato de videogame. Os meninos curtem demais!
Um ambiente alegre e receptivo, onde o ponto alto é o painel de parede com um grafite maravilhoso e que se tornou o centro das atenções no quarto. Enfim, um ambiente acolhedor, que atende as necessidades de quem vai usar e funcional, como todo espaço deve ser. Missão dada, missão cumprida!
Ana Lúcia Adriano é colaboradora da Revista Viva Decora e há 18 anos formada em “Composição de Interiores”, pela UFRJ, e com cursos em Lighting Designer e Feng Shui.