Quando falamos em decoração de paredes, abrimos um leque de opções enorme. Que vai de revestimentos a objetos de decoração, tudo depende do estilo do ambiente e até onde você quer chegar e a sua disposição de tempo e financeira. Mas uma coisa é certa, para fazer um ambiente bonito e bem decorado, a parede deve ter atenção total.
Veja também: 51 Quadros Para Sala pra você se inspirar
Confira algumas opções para decoração de paredes
A primeira opção é a mais radical, mas uma das que tem maior quantidade de modelos e estilos, o revestimento em cerâmica, porcelanato, madeira ou com elementos sustentáveis. Hoje no mercado, estes materiais estão com infinidades de texturas, cores e desenhos.
Em um projeto para cozinha, foi usado na decoração de paredes, uma cerâmica com quatro tipos de desenhos em alto relevo, formando um mosaico e foi colocado uma iluminação focada nesta parede, o que é muito importante para realçar os detalhes.
A texturas e relevos destes materiais, podem ser o grande coringa na sua decoração de paredes. E lembre-se, a iluminação correta é muito importante para melhorar ainda mais o efeito. Sugerimos luminárias focais, com distância de 20 a 30 cm da parede ou iluminação indireta, através de “rasgos” no rebaixo de gesso, do teto, com fitas ou mangueiras de LED.
Veja também: Enfeites para cozinha + DIY de Quadro de talheres
Adesivos são ótimas opções se está procurando praticidade, rapidez e podem ser completamente personalizados. Você pode escolher a foto, desenho ou formas que quiser. Neste projeto, a parede foi pintada e depois aplicado o adesivo prata escovado, com a forma que escolhida, fazendo uma composição com o restante dos elementos da decoração da sala de estar.
Veja também: Como Usar Adesivo para Azulejo na sua Decoração
O nosso velho e bom amigo, papel de parede, sempre está aí para ajudar na nossa decoração. Hoje conseguimos encontrar uma variedade de papel de parede, com infinidades de texturas, desenhos e estilos. Os que estão em alta, são os “disfarçados” de outros materiais, como madeira, metal, concreto.
A pintura não pode ficar de fora, mas para fazer algo diferente, podemos investir em listras, em desenhos, formas geométricas, em trabalhos com cores, como o degradê e os desenhos artísticos como o grafite (street arts ou urban arts).
Já os quadros, eles são objetos básicos para a decoração de paredes, o que faz o diferencial é o que você irá expor, se serão pinturas, gravuras, fotografias e cartazes. Uma ideia é colocar fotos, isso personaliza mais a sua decoração. Outros objetos são sempre bem-vindos para integrar a decoração de paredes, como artesanatos, barcos, pratos, cabeças de animais (empalhado ou de papel), tudo vai de acordo com a sua decoração.
A mistura dos elementos que já foi citado pode ficar lindo e bem original na decoração de parede. Veja este caso de papel de parede ao fundo com quadros pendurados.
Então, agora é só escolher qual tipo de decoração de paredes que mais combina com o seu ambiente e deixar a imaginação tomar conta.
Mas, cuidado para não exagerar no tipo de decoração de parede que escolher, ela deve ser um diferencial, por isso deve estar em lugares estratégicos e não tomar conta de todo o ambiente.
Carol Motta é colaboradora do Viva Decora e Arquiteta e Urbanista, formada pela UFRJ.