Quando o assunto é decoração de Natal, muitos de nós esperam sofisticados cenários, objetos decorativos nas cores verde e vermelho, muito brilho e luzes de todos os tipos. Sem dúvida, apesar de recorrente, essa ainda trata-se de uma escolha acertada, porém bastante previsível e que, portanto, pode não surpreender tanto quanto gostaríamos. Na tentativa de criar algo que fuja do lugar comum, ou que esteja mais intimamente relacionado com o seu modo de vida, muitas pessoas vêm optando por um estilo mais natural de decoração.
É nessa tentativa de compor ambientes diferenciados e interessantes visualmente, que materiais mais rústicos como pedra, madeira de demolição, fibras naturais, palha, couro, bambu e até argila vêm sendo utilizados em ambientes internos e externos. Mesclados a elementos mais neutros, eles garantem equilíbrio e sensação de aconchego. Aliás, o segredo para a utilização desses materiais é sempre usá-los com parcimônia e misturá-los a outros com menos informações visuais e que, combinados, resultem em uma composição harmônica.
As diferentes e variadas texturas dos materiais naturais certamente são algo a ser explorado, e que garantirão um visual menos previsível e atrairão a atenção pelo seu charme e diferencial naturais.
A decoração natalina, de um modo geral, deve ser pensada para encantar. Existem inúmeros recursos que podem e devem ser utilizados tanto em áreas externas, quanto internas. Luminárias, velas e plantas, por exemplo, ficam incríveis na composição da decoração para o Natal e tem a capacidade de criar um clima agradável e acolhedor. O verde, por si só, agrega vida ao ambiente e, apesar da rusticidade que lhe é própria, imprime um visual naturalmente sofisticado.
Vasos, jardineiras, jardins verticais, jardins de inverno, plantas de maior e menor porte, arranjos de flores nas mesas, as opções são inúmeras e indispensáveis quando idealizamos uma decoração natalina natural. Seja em ambientes externos como quintais, jardins e piscinas, ou internos como salas de jantar e estar, as plantas são um ótimo recurso para decorar com bom gosto e transformar qualquer ambiente em um espaço convidativo e alegre.
Misturar o simples e o sofisticado, além de mais econômico, também é uma dica na qual vale a pena apostar e que resultará em equilíbrio e originalidade. Por essa e outras razões, a decoração natural é super bem-vinda não só no dia a dia, mas também em uma data comemorativa tão especial e esperada como o natal.
Por Carla Evangelista designer de interiores da Lumière Designers de interiores