Com a chegada do Natal, é possível ver as decorações sendo colocadas por todos os lados: desde bonecos de papais Noéis em casa, até a montagem de árvores tradicionais, como por exemplo, a do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e a Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. O mais importante, na verdade, é entrar no espírito natalino e apostar nas decorações e inovações.
Responsável por ser a época que traz sentimentos de esperança e união entre a família e os amigos, o Natal é também um momento para mudar a decoração da casa e transformar os ambientes de modo descontraído, aconchegante e harmonioso.
Algumas tendências como decorações feitas de materiais recicláveis ou feitas à mão pelos próprios indivíduos têm surgido nos últimos tempos. Completando os enfeites clássicos, é possível renovar algumas decorações dos recintos como as portas e o hall, que dão boas-vindas aos convidados.
Para representar o Natal na entrada de casa, pendura-se na porta guirlandas e coroas, que simbolizam a proteção do morador e podem ser compradas ou confeccionadas à mão. Existem vários tipos de materiais, sintéticos ou naturais, e formatos redondos, ovais ou pendentes, mas a essência da guirlanda continua a mesma: ramos de árvores, principalmente do pinheiro, ou ramos secos que já recebem os convidados com o espírito festivo. As coroas podem ser enfeitadas com diversos símbolos natalinos, como papais Noéis, elementos relacionados à neve, frutas secas, laços e flores, todos variando entre tons de vermelho, verde, dourado e prateado.
Já o hall de entrada se projeta de outro modo. Por ser um cômodo de passagem e recepção de pessoas, é melhor evitar o posicionamento de enfeites grandes e investir em detalhes sutis, mas cheios de estilo. Uma decoração com espelhos envoltos por luzes pisca-piscas, por exemplo, faz toda a diferença quando alguém chega ao ambiente. Se existirem mesas ou aparadores no local as opções são inúmeras: enfeites podem ser amarrados e deixados suspensos, não somente nas mesas, mas também em lustres e janelas; potes de vidros e arranjos de diversos tipos e tamanhos podem ser dispostos em cima das superfícies. Os materiais e objetos mais utilizados nos arranjos são, entre outros, folhas, gravetos, fitas e plantas. Dessa forma, colocar mini árvores em um espaço dentro do hall que não atrapalhe o movimento, e acender velas são também bons elementos decorativos.
Uma tática para trazer as pessoas de volta pra sua casa é montar uma bomboniere com chocolates e doces, e deixá-la à disposição na mesa de entrada, ao alcance das mãos e olhos dos convidados, para que eles se sintam confortáveis em retornar. Outra dica prática de ornamentos é mudar as cores das decorações já existentes como toalhas e tapetes para o conjunto de cores representativas do nascimento do menino Jesus. O importante é manter o estilo de sua casa e customizá-la à moda do Natal para festejar a data.
Por Equipe Lopes