O Viva Decora visitou a Casa Cor 2015 e conversou com alguns destaques do evento. Um projeto que nos chamou a tenção foi o da arquiteta e paisagista Bia Abreu, que recebeu o nome de Jardim do Lounge. A decoração de jardim proposto por Bia é inspirador e contemporâneo.
Decoração de jardim do lounge
Ela nos contou que o inicio do processo criativo se deu quando ela fez uma análise do espaço que abrigaria o jardim. A decoração de jardim deveria ser feita de tal forma que as pessoas sentissem vontade para ficar no ambiente, ao invés de simplesmente passarem. Como ele é um ambiente de circulação era necessário criar atrativos para deixar o ambiente aconchegante.
A preocupação foi colocar pontos estratégicos que atraíssem a atenção de quem passasse, como o jardim vertical que aguça a criatividade. Outro ponto foi a marcenaria de algumas caixas desenhadas pela própria arquiteta e a fonte com os vasos. Todos esses pontos foram feitos para abraçar os demais e ser confortável e aconchegante para receber os visitantes.
A arquiteta queria que a brasilidade fosse bem clara. O ambiente deveria ter o que o brasileiro preza: um lugar confortável para receber amigos e familiares. Por esse motivo o mobiliário não é fixo, sendo possível alterar facilmente o layout do jardim para receber as visitas. Além disso, a arquiteta e paisagista priorizou o uso de elementos da flora brasileira para fazer a elaboração do jardim, dando destaque aos tons de verde, folhagens e texturas.
Toda madeira é certificada e a irrigação é feita conforme a necessidade das plantas de maneira automatizada no jardim vertical. Isso facilita um possível controle maior da água. O sistema de automatização possui um sensor de chuva que entende que as plantas já foram molhadas, por exemplo. Esse tipo de recurso economiza o uso da água, além de regar adequadamente cada planta.
Para quem quer ter um jardim vertical em casa deve escolher muito bem as plantas para fazer a decoração de jardim. Leve em consideração as condições de sol e sombra. A samambaias preferem luz indiretas, as peperômias e columeias que aguentam um pouco mais de sol constante, por exemplo. Por isso, é importante pesquisar cada tipo de planta antes de começar a decoração de jardim.
Mais cor e jovialidade aparecem nos pufes coloridos espalhados por todo o ambiente. Descolados e funcionais, foram estrategicamente colocados nos espaços próximos às lareiras, tocheiros e no pátio de pedras deixando a decoração de jardim mais acolhedora. Tudo isso é complementado, ainda, por uma pequena pérgola, criada para abrigar o jardim vertical.
Como tendência, Bia Abreu acredita que estamos cada vez mais retomando a nossa cultura. Antes buscávamos inspirações de fora e hoje estamos utilizando mais nossas próprias plantas e isso está se tornando uma tendência. Trazer o verde para dentro de casa e com o uso mais frequente da automatização também será tendência, segundo Bia Abreu.