Pode parecer ironia do destino, mas as grandes cidades estão cheias de imóveis cada vez menores. Planejar a decoração de casas pequenas pode parecer um desafio, mas saiba que com um pouco de organização e bom gosto, você pode criar a casa dos seus sonhos independente do tamanho da sua planta.
Uma das maiores aliadas de quem está buscando decorar casas pequenas é a organização. Cuidado para que seu ambiente não fique atulhado de coisas, uma casa lotada de coisas vai parecer menor. Só tenha em casa, peças essenciais para as suas necessidades, muitos móveis podem dificultar, inclusive, a circulação pelo ambiente.
Antes de sair as compras meça o seu espaço com cuidado, e invista em peças que caibam com folga na sua casa. Uma cama king size pode parecer uma boa ideia, mas colocar um móvel grande demais para o espaço, só vai fazer com que seu cômodo fique menor.
Dicas para planejar a decoração de casas pequenas
Se tiver condições, procure investir em móveis planejados! Um projeto bem feito vai aproveitar cada centímetro do seu cômodo. Além disso, móveis com mais de uma função podem ser coringas na hora de economizar espaço, baús de armazenamento que também servem como pufes são um bom exemplo.
Por mais que seja legal dividir as funções de cômodos diferentes com clareza, uma boa abertura entre eles pode ajudar na sensação de amplitude do imóvel. Para isso, você talvez não precise nem de uma reforma, mantenha as cores das paredes o piso contínuos nos ambientes. Isso vai fazer com que todos os cômodos do seu espaço pareçam mais amplos.
Outra aliada na hora de aumentar o espaço, mesmo que apenas a sensação, de casas pequenas, é a iluminação. Aproveite como puder a entrada de luz natural, e invista também em uma luminosidade artificial bem planejada. Para ajudar no quesito da luz, espelhos bem posicionados e paredes claras também ficam bem nas casas pequenas.
Deixe as cores fortes e ousadas para detalhes e pequenos objetos como almofadas e vasos. Revestimentos e objetos maiores devem ter tons claros sempre que possível. As cortinas, por exemplo, devem se possível, ser claras e de tecido leve, também procure pendurá-las o mais próximo do teto, isso ajuda a fazer com o pé direito pareça mais longo.