Elas podem trazer mais vida ao ambiente, deixam aquele ar gostoso e revigorante entrar em casa. Já sabem de quem estamos falando? Sim, estamos descrevendo as janelas. Mas engana-se quem pensa que a janela é apenas um item de construção e iluminação. Na decoração, ela pode se revelar como uma peça imponente e, de quebra, dar outros ares ao espaço onde estejam, literalmente.
Veja Também:
Traga plantas para perto
Um conselho que nunca deve ser desprezado: nunca é demais trazer mais plantas para dentro de casa. Não existe contraindicação para adicionar plantas no peitoril da sua janela, seja do lado de fora ou de dentro. Mas levando em consideração esses dois pontos, você deve se atentar apenas a quais tipos de plantas mais se adaptam às condições de luz solar, chuva e sombra do lugar.
Outro ponto é que os vasos podem acompanhar o estilo da janela e de outros itens do ambiente em geral. Portanto, dê preferência por materiais ou cores que já estejam em sintonia com o lugar. Isso facilita muito caso, futuramente, você queira trocar de posição seus vasos de planta da janela com os de outros pontos do espaço.
Também repare no espaço disponível no peitoril da janela escolhida. Isso porque as plantinhas precisam se acomodar da mesma forma dentro das possibilidades. Se preferir, instale uma prateleira suspensa na frente da janela e explore a região com mais uma possibilidade.
Clássicas e utilitárias: cortinas e persianas
As cortinas e persianas são as opções mais fáceis de complementarem uma janela. Mas além de compor a decoração do ambiente, elas exibem toda sua utilidade ao trazer sombra. Também servem como um filtro para que o ar do seu espaço não fique tão frio ou quente. Portanto, é possível unir o melhor dos mundos com as duas peças.
Uma forma de adicionar mais bossa à sua janela é apostar em cortinas com tecidos que criem um contraste interessante. Na sala, se as fronhas das almofadas têm tecidos mais leves e coloridos, experimente usar uma cortina com matérias-primas encorpadas e com cores mais sóbrias. O contrário também está valendo.
Preste atenção à quantidade de iluminação que o cômodo recebe para escolher a cortina ou persiana que melhor se adapte. Afinal, nada melhor do que aliar bem-estar com itens de decoração que mudam o astral da sua casa.
Composição com móveis baixos
Se o espaço não for um problema onde a janela que você escolheu para decorar estiver localizada, cogite a possibilidade de trazer móveis mais baixos para perto dela. Poltronas e bancos baixinhos com/ou aparadores podem compor um novo canto especial à beira da janela. Ler um bom livro sentindo uma brisa no rosto é delicioso!
Além dos pequenos móveis, também é possível ornamentar a janela com os elementos que falamos anteriormente. O objeto de construção pode ser apenas o início para você criar mais um espaço de aconchego dentro de casa.
Do lado de fora
Se o espaço disponível que você tem para decorar sua janela for externo, mais uma vez, as plantas são ótimas opções. Objetos decorativos como garrafas ou miniestátuas também são boas pedidas. Mas como estamos falando de partes do lado de fora da sua casa, é importante pensar que seus itens de décor vão ter contato com chuva, sol e vento.
Para garantir que sua decoração de janela não vá pelos ares, de fato e de verdade, escolha peças com materiais pesados, para que se mantenham no lugar por mais tempo. Cerâmica, barro e argila são texturas que tem um peso e equilíbrio seguros para sua vista. Montar uma prateleira é uma boa ideia para ganhar mais espaço.
Nossa maior dica é usar sua criatividade não só na hora de criar suas composições perto da janela, mas também para criar seus próprios itens de decoração. Móbiles, adesivos, galhos secos de plantas e flores, tudo isso por se transformar em companheiros perfeitos para dar um ar mais especial à sua janela. Portanto, não tenha medo de ousar e experimentar opções que combinem perfeitamente com o seu espaço.
Pegando carona no tema de ar e DIY, aprenda aqui a fazer um espelho com forma de lua.
Looks arejados
Estamos passando mais tempo em casa e ficar à beira da janela lendo um livro, tomando um chá e relaxando são planos perfeitos. Para acompanhar esses momentos tranquilos e que pedem roupas mais confortáveis. Aposte em tramas mais arejadas e que te abracem. Sinta aquele ventinho delicioso perto da sua pele e desfrute de cada segundo direto do seu lugar escolhido.
Para dias mais frios e com vento, mantenha sua janela entreaberta, controle a entrada do ar com uma cortina e use um bom tricô feminino. Afinal, suas linhas são perfeitas para temperaturas mais geladinhas, mas em alguns casos, uma peça com tramas mais abertas e ventiladas são suficientes.