O surgimento da internet possibilitou uma nova forma de as pessoas se mobilizarem e ajudarem umas às outras – o crowdfunding.
O crowdfunding nada mais é que uma vaquinha online para ajudar uma pessoa ou um grupo a desenvolver uma ideia que irá ajudar o mundo de certa forma. E para que essa ideia possa ser alavancada, cada colaborador pode doar a quantidade de dinheiro que desejar através de sites totalmente seguros.
Se o projeto conseguir alcançar a meta mínima do orçamento necessário, a ideia será produzida. Eventualmente, os colaboradores irão recebê-la concretamente em mãos quando finalizada. Caso não haja sucesso, cada colaborador recebe seu dinheiro de volta.
Você pode encontrar por aí os mais diversos tipos de projetos utilizando-se de crowdfunding, e é claro que o mundo da arquitetura, design e decoração não seria deixado de lado. Conheça 5 iniciativas de crowdfunding que podem mudar seus projetos.
01. Eva: o chuveiro inteligente
A ideia surgiu com a proposta de criar um chuveiro que diminuísse o gasto de água pela metade. Utilizando o chuveiro Eva, os usuários podem acompanhar seu consumo de água, permitindo reduzir o desperdício de forma inteligente.
O dispositivo pode substituir qualquer chuveiro existente e funciona com a maioria dos bicos padrões. Quando instalado, o chuveiro passará a usar uma série de funções inteligentes para garantir que a água não seja desperdiçada.
Essa preocupação surgiu com a informação de que um americano, em média, gasta 17,2 litros de água em um banho, e o chuveiro é o terceiro elemento de uma casa que mais consome água, apenas atrás dos vasos sanitários e máquinas de lavar.
No momento do banho, Eva utiliza sensores para detectar em que estágio o usuário está. Assim, o dispositivo oferecerá mais água quando a pessoa se encontra mais próxima do chuveiro para se enxaguar e menos quando estiver afastado para se ensaboar, fazer a barba ou pegar produtos.
Eva pode ser ainda conectado aos smartphonesdos usuários para que possam controlar o chuveiro através do aplicativo e acompanhar suas estatísticas.
A campanha precisava de 50 mil dólares até dia 02 de janeiro de 2015 para decolar. A data chegou e os idealizadores conseguiram.
02. Avi-On: o interruptor wireless
A ideia surge para facilitar a troca ou instalação de interruptores, seja em casas, apartamentos, escritórios e outros mais. Tradicionalmente, a tarefa lidaria com buracos na parede, fios, possíveis complicações no sistema elétrico e ainda com o receio de curto circuito.
Avi-On é o interruptor wireless (sem fio) que pode controlar a iluminação de um ambiente a partir da tecnologia Bluetooth, sendo apenas colado na parede, como um post-it. O kit do projeto vem com adaptadores e bulbos Bluetooth, sendo que estes devem substituir as lâmpadas convencionais para que todo o sistema funcione. Além disso, os adaptadores passam a funcionar como um dimmer, permitindo que se aumente ou diminua o brilho da luz.
O interruptor sem fio também chega com um aplicativo para smartphones Android e iOS. Ele permite que se criem configurações de iluminação e conecte seus aparelhos a partir de mesh networking, que dispensa internet.
Avi-On é um progresso definitivo para a automatização de projetos e suas aplicações são diversas e trazem praticidade. Você pode colocar um interruptor perto da cama para poupar trabalho, criar esquemas de iluminação para cada cômodo e deixar as luzes acesas a partir de um determinado horário programado como medida de segurança.
03. Mola: kit interativo de estruturas arquitetônicas
Mola é um kit que nasceu com o objetivo de que arquitetos, engenheiros, professores e estudantes pudessem visualizar e sentir o comportamento da estrutura como um experimento, com aplicações muito semelhantes ao real.
A partir de peças moduladas e imãs, o kit Mola é o jeito mais fácil e inclusive divertido de entender o comportamento das estruturas arquitetônicas. O projeto fez tanto sucesso que começou com uma meta de R$50.000, mas conseguiu alcançar a meta final de R$600.000 em outubro de 2014.
O kit básico do Mola é composto por uma chapa metálica para a montagem, um kit de peças para montar e testar as estruturas e um livro com exemplos de estruturas montadas com o modelo (versão Português/Inglês).
O projeto foi criado pelo arquiteto brasileiro Marcio Sequeira de Oliveira, que procurava uma forma de deixar o ensino das estruturas menos abstrato. Apresentou, então, um projeto lúdico em sua tese de mestrado na UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), em Minas Gerais.
04. O seu próprio projeto de design
Muitas vezes designers, como os de interiores, acabam trabalhando para grandes empresas e não possuem a oportunidade de criar produtos pelos quais são realmente apaixonados. Para resolver isso, diversas plataformas de crowdfunding foram criadas para que designers de interiores e outros profissionais do ramo possam financiar projetos e vendê-los ao público.
É o exemplo do Milkster, do CrowdyHouse e do CoContest. Para os designers, essas plataformas funcionam como as tradicionais de crowdfunding, exceto os níveis de recompensa para quem financia. No Milkster, o design deve apresentar seu projeto e a plataforma irá trabalhar em conjunto com ele para descobrir quem são os clientes pretendidos, quanto vai custar e outras questões mais.
Semelhante ao que se via anteriormente, quando o produto é colocado no site, ele possui alguns dias para que o dinheiro possa ser levantado e o design criado.
05. O seu próprio projeto de arquitetura
Diversos projetos arquitetônicos e de urbanismo passaram a ser financiados através de crowdfunding e essa é uma tendência. Um dos principais centros disso é o Kickstarted, o maior site de crowdfunding internacional, e é para lá que estes projetos estão indo.
O Kickstarted já apoiou projetos como o sLAB Costa Rica – um centro de reciclagem, a Uni – uma sala de leitura portátil e aberta para espaços públicos, o + POOL – uma piscina pública flutuante no Rio Hudson em Nova Iorque e BD Bacatá – o primeiro arranha-céu a realizar uma campanha de crowdfunding, além de muitos mais.
Assim, nasce uma nova forma de fazer arquitetura. Mas caso você queira fazer parte disso, lembre-se que seu projeto deve satisfazer uma demanda da sociedade ou trazer benefícios para outros além de você ou um cliente. Essa é a fórmula do sucesso de qualquer campanha.
Texto escrito pela equipe do site BimBon