A planta cróton, também conhecida como folha-imperial, está entre as plantas mais versáteis para cultivar dentro de casa e no jardim. Com os cuidados certos, a cróton planta pode chegar até 3 metros de altura. Incrível, né?
O que mais chama atenção na cróton planta é a variedade de tonalidades: tem folhas vermelhas, amarelas, roxas e até mesmo cor de rosa. Embora a cróton planta seja encantadora, é importante considerar que sua seiva é tóxica, então é melhor evitar deixar vasos próximos a crianças e pets.
Geralmente as plantas cróton são usadas no jardim, formando uma cerca viva colorida e maravilhosa, mas você também pode usá-las em vasos de plantas todos os tamanhos dentro de casa. Opções não faltam!
Por isso, se você quer saber tudo sobre a cróton como cuidar, os diferentes tipos, tonalidades e dicas de como fazer muda de cróton, continue lendo e inspire-se com os diferentes ambientes decorados com a planta. Confira!
Veja Também:
Conheça 6 tipos de cróton
Existem diferentes tipos de cróton para decorar sua casa ou jardim. Cada um deles possui uma característica marcante: como formato das folhas, tonalidade das plantas cróton e até mesmo no cuidados necessários para deixar a planta ainda mais bonita na decoração.
Então conheça abaixo os 6 principais tipos de cróton para investir e decorar cada cantinho da sua casa com muito charme!
Cróton petra
De todas as que vamos citar aqui, esta é a espécie mais usada em vasos de plantas dentro de casa. A cróton petra possui folhas ovais grandes, com tonalidades que variam entre verde, amarelo e laranja. Bem colorida e chamativa!
Com os cuidados certos, a croton petra também pode florir. Suas flores são brancas e amarelas e costumam florescer na primavera.
Cróton brasileirinho
Cróton brasileirinho é um arbusto originário das ilhas asiáticas, com folhas verdes brilhantes, cheias de manchinhas amarelas que deixam a planta ainda mais bonita.
No entanto, a seiva da cróton brasileirinho é tóxica. Então é preciso tomar cuidado para não entrar em contato com a pele. Prefira plantá-la no jardim, assim você evita o contato e pode ter arbustos altos e lindos para decorar o local.
Cróton amarelo
O cróton amarelo é conhecido pelas folhas vibrantes e brilhantes em diferentes formatos e tamanhos: podem ser afiladas, lobadas ou ovaladas.
Dica: vale a pena formar cercas vivas lindas e alegres com o cróton amarelo no jardim.
Cróton americano
O cróton americano tem cores lindas e marcantes, mas precisa ficar na meia sombra para sobreviver e continuar com as folhas em tons vibrantes. Sabe aquele cantinho da janela de madeira que é iluminado? Então, é o local perfeito para decorar com o cróton americano.
Se você está em busca do famoso cróton vermelho, compre essa espécie para garantir a tonalidade nas plantas. Inclusive, por conta da mistura de cores nas folhas, como você pode observar abaixo, o cróton vermelho ganha ainda mais destaque para decorar seu jardim ou vaso de plantas.
Cróton gingha
O que difere as plantas cróton gingha das demais é o formato das suas folhas: mais fina e retorcida. Além disso, ela precisa de luz direta para crescer saudável e com suas cores vibrantes, então escolha o local da plantação com cuidado para garantir uma boa iluminação.
Cróton Picasso
Por último, temos o cróton picasso. A planta ganhou esse nome por conta de suas folhas, que parecem o pinceladas do famoso pintor. As cores da variam entre verde, vermelho e amarelo, o que ajuda ainda mais na similaridade da planta com o artista. É como ter uma obra dele em casa!
Cróton como cuidar
Escolheu sua espécie favorita? Então agora é o momento de saber o principal: como cuidar da sua planta cróton.
Para isso, você precisa saber todos os tópicos de cróton como cuidar: o melhor local para plantar ou decorar com o vaso, quantas vezes precisa regar e como podar para deixar a planta ainda mais saudável e com as famosas tonalidades vibrantes.
Por isso, confira nossas dicas abaixo e comece com os cróton cuidados. Anote tudo para usar suas ferramentas para jardinagem!
Iluminação
Entre os cróton cuidados, o mais importante é a iluminação. Embora seja uma planta de fácil cultivo, se estiver no local errado, ela não ficará tão linda e alta quanto deveria.
A melhor iluminação da cróton vermelho (ou de qualquer outro tipo) é a meia sombra. Tem que ser um local iluminado, mas não pode ter luz direta o dia inteiro. O importante é que ela receba luz na medida certa e fique longe do ar condicionado!
A varanda, entrada de casa e locais próximos a janelas são ótimos para colocar o vaso de cróton.
Regas
Assim que encontrar o local perfeito para a planta, é preciso saber outro tópico importante sobre cróton cuidados: a quantidade ideal de regas.
O ideal é manter o solo úmido (sem encharcar as raízes!). Antes de regar, verifique se o solo está seco e se precisa regar novamente. Geralmente a rega é feita uma vez por semana, mas sempre verifique o solo.
Adubação e podas
Para manter a planta longe de pragas, faça uma boa adubação no cróton. Sobre a poda: tenha cuidado para não cortar uma folha pela metade. O ideal é retirar tudo que estiver seco para que sua planta fique sempre bonita e ganhe ainda mais força.
Como fazer muda de cróton
Podemos destacar duas formas de como fazer muda de cróton:
1 – Retire as folhas inferiores do cróton e coloque na água. Quando tiver raízes, plante em um vaso pequeno.
2 – Corte as ponteiras em bisel e aplique um pouco de enraizador ao plantar no vaso!
Fácil né?