Cromoterapia na decoração de interiores
TendênciasQue as cores estão em alta na decoração de interiores, todos nós sabemos, mas é importante lembrar que as cores do ambiente podem interferir na nossa saúde e comportamento. Veja como usar bem a cromoterapia na decoração de interiores.
Preferência por alguma cor especifica é uma questão pessoal, mas seu uso na decoração, ou através de banhos de luz, podem gerar resultados bastante satisfatórios, seja na saúde ou até mesmo no humor, afirmam os cromoterapeutas.
Pintura de paredes, quadros, almofadas ou objetos de decoração coloridos, em contraste com elementos neutros (como piso, sofá ou mesa) dão um toque bem divertido ao ambiente e permitem fazer mudanças de forma bem simples: quando enjoar, trocar tudo é mais fácil e econômico, é só substituir os itens de decoração.
Muito em alta também, está a reutilização de mobiliário antigo, restaurados com um toque de cor em laca colorida. Fica bem divertido, dando um charme especial ao ambiente.
Outra opção interessante, e mais acessível nos dias de hoje, é a iluminação em led com lâmpadas multicores, de fácil instalação e manuseio. A troca das cores pode ser feita atráves de controle remoto, até mesmo de forma automática. Para os dias de muito stress, uma excelente opção para relaxamento.
Para fazer boas escolhas sobre o uso das cores na decoração da sua casa, considere o significado de algumas delas, segundo a cromoterapia:
Vermelho: O vermelho deve ser usado com cautela. Está ligada à sexualidade e ao erotismo, mas pode causar nervosismo e ansiedade., justamente por provocar estímulos intensos e estimular o sistema nervoso.
Laranja: O laranja é uma cor vibrante, alegre. Está associada aos efeitos antidepressivos, rejuvenescimento, ativação do metabolismo e do sistema digestivo. Excessos podem causar elevação da pressão sanguínea.
Amarelo: O amarelo influencia o dinamismo e a capacidade de expressão, podendo provocar distrações e dificultar o foco na atenção. Essa cor está associada ao poder pessoal e satisfação.
Verde: O verde é uma cor tranquilizante, com influências sobre o equilíbrio e a saúde física. Essa cor está associada à natureza e por isso, pode causar sensações de bem estar.
Azul: O azul é uma cor relaxante. Pode ser usada nos momentos meditação e quietude, podendo causar redução da pressão arterial.
Violeta: o violeta favorece a concentração e tem efeitos positivos sobre a autoestima. Está bastante realcionado à espiritualidade.
Texto com colaboração da arquiteta Paula Müller da PM Arquitetura e Interiores
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!