A cristaleira rústica é um símbolo muito presente nas casas de nossos avós e que retornou aos projetos mais modernos. Isso porque, o móvel além de despertar uma memória afetiva de tempos passados, ele também foi ganhando novas roupagens em cores e adereços. Logo, a peça que antes era utilizada apenas para guardar diferentes tipos de taças, copos, aparelhos de jantar passou a assumir novas funções em diferentes ambientes da casa.
Dessa forma, se você está em busca de referências sobre cristaleira rústica, eu te convido a ler esse conteúdo até o final. Neste post, nós da Viva Decora vamos compartilhar dicas de decoração e inúmeros modelos de cristaleira rústica que certamente irão despertar a nostalgia em você. Confira!
Veja Também:
Cristaleira rústica: móvel atemporal para decorar e organizar o ambiente
A cristaleira rústica que antes era vista apenas em um estilo de decoração simples ou mesmo nas casas de nossos avós ou em casas de campo, foi pouco a pouco conquistando seu espaço na decoração de projetos mais modernos. Sala de estar e jantar, quartos, varandas, home office e até banheiros passaram a usar a cristaleira rústica para decorar e organizar o ambiente.
Mas, afinal quais as vantagens de investir em uma cristaleira rústica? A peça é atemporal (não perde valor com o passar do tempo), resistente, democrática (se harmoniza facilmente com diferentes estilos de decoração) e multifuncional (pode assumir diferentes funções no ambiente).
O que se coloca dentro de uma cristaleira?
Os objetos que serão guardados dentro da cristaleira rústica variam de acordo com o cômodo em que ela for colocada. A cristaleira rústica na sala de jantar pode guardar taças, copos, pratos de porcelana e demais itens de aparelho de jantar. Já a cristaleira rústica no quarto pode servir de armário e auxiliar na organização de peças colecionáveis (carrinhos, miniaturas…) livros, DVDs, sapatos e roupas de cama.
No banheiro, a cristaleira rústica pode guardar itens e acessórios de higiene pessoal como shampoo, condicionador, cremes, perfumes, chapinha, secador de cabelo, bem como, toalhas de banho. Agora se a cristaleira for posicionada na varanda, quintal ou terraço a peça pode acomodar inúmeros vasos de plantas e itens de jardinagem.
Como escolher a cristaleira rústica certa para o seu projeto?
Seja herdando o móvel de algum parente ou desbravando os inúmeros antiquários espalhados pela cidade, uma coisa é certa afirmar: existem inúmeros modelos de cristaleira rústica com tamanhos, formatos e cores distintas. Por essa razão, antes de escolher a peça defina primeiro onde ela irá ficar posicionada no seu imóvel e qual a função que ela deverá exercer.
Confira abaixo alguns modelos e as diferentes formas de usar a cristaleira rústica em casa.
Armário cristaleira rústico
Na decoração, o armário cristaleira rústico apresenta um espaço interno maior e, portanto é normalmente usado em quartos e banheiros. No quarto o armário cristaleira rústico pode assumir a função de sapateira ou ser usada para organizar livros e roupas de cama. Já no banheiro o armário cristaleira rústico pode ser usado para organizar itens de higiene, bem como, toalhas de banho.
Cristaleira rústica pequena
A cristaleira rústica pequena chegou para alegrar a vida e a decoração de ambientes com espaços reduzidos. Afinal, todos merecem ter a oportunidade de incluir esse móvel em casa, não é mesmo? No entanto, devido seu tamanho ser mais enxuto a cristaleira rústica pequena na maior parte das vezes acaba sendo usada apenas para acomodar taça e copos em seu interior.
Cristaleira de canto rústica
Uma outra alternativa para aqueles que moram em casas e apartamentos pequenos é investir na cristaleira de canto rústica. Dessa forma, você traz utilidade e aproveita um dos cantos perdidos do ambiente. Na sala de jantar, a cristaleira de canto pode ficar entre paredes perpendiculares e sua estrutura pode ajudar na organização de taças, copos e aparelhos de jantar. Já na sala de estar, essa mesma cristaleira de canto rústica pode expor objetos decorativos e coleção de barsas (enciclopédias antigas) como mostra a imagem abaixo.
Cristaleira rústica branca
Para aqueles que se identificam com uma decoração mais clean, a dica é optar pelo modelo de cristaleira branca. Geralmente esse modelo de cristaleira vem acompanhado de pintura pátina. Para quem não sabe, as técnicas de pátina em madeira deixam o móvel com aspecto mais envelhecido, assim como mostra na imagem abaixo.
Cristaleira de vidro rústica
A combinação entre madeira e vidro é um clássico. Não é a toa que a cristaleira de vidro rústica tem conquistado cada vez mais espaço na decoração. Na imagem abaixo, observe que as prateleiras de vidro agregam ainda mais valor ao móvel.
Como organizar taças, copos e louças na cristaleira rústica?
Organizar a casa nem sempre é uma tarefa fácil e isso também se estende para a organização interna dos móveis. Logo, para que a sua cristaleira rústica sempre se mantenha sempre em ordem, a recomendação é colocar em pratica as dicas compartilhadas nesse tópico.
5 dicas para organizar taças, copos e louças na cristaleira rústica
- Coloque copos altos e/ou taças de champanhe e vinho ao fundo da cristaleira rústica;
- Coloque copos menores e xícaras pequenas à frente dos copos e taças maiores;
- Utilize uma bandeja espelhada para agrupar peças decorativas mini ou muitos pequenas;
- Se a sua cristaleira rústica possui uma parte em espelho, separe esse espaço para expor objetos de cristal ou vidro;
- Garrafas de vinho, por exemplo, podem ficar acomodadas na última prateleira da cristaleira rústica.